A grafia e a pronúncia de transexual - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A grafia e a pronúncia de transexual

Sei que a pergunta já foi respondida em 1997, no entanto começa a haver cada vez mais a utilização de "transsexual" em vez de "transexual" seguindo aliás a forma como a palavra é lida normalmente.

Gostaria de ter a vossa opinião sobre o assunto.

João Paulo Empresário Porto, Portugal 11K

A grafia "transsexual" está incorrecta, devendo-se certamente ao modo como a maior parte dos falantes pronuncia essa palavra.

O s de trans- pronuncia-se [s], quando este elemento de formação se associa a uma palavra-base iniciada também por um s: trans- + sexual.

Por conseguinte, a pronúncia correcta é [transeksual] (e não [tranxeksual]), e a grafia correcta é transexual, dado que os dois s se fundiram num só.

Disponha sempre!

Sandra Duarte Tavares
Tema: Uso e norma