Os termos decidir e deliberar são diferentes a nível semântico, embora possam ser utilizados como equivalentes, conforme forem usados como verbos transitivos ou intransitivos.
Nos dicionários, o verbo deliberar é definido como «resolver ou decidir mediante reflexão» quando usado com um objeto direto. Nesse sentido, não parece que a deliberação preceda a decisão; aquilo que se verifica é um diferente tipo de resolução, uma decisão refletida (sem que daqui resulte que no caso do verbo decidir as decisões sejam impensadas). Poderemos utilizar os dois verbos nas seguintes frases:
a) «O governo deliberou aumentar os impostos.»
b) «O governo decidiu aumentar os impostos.»
Contudo, o verbo deliberar mantém um pouco do sentido original do verbo latino deliberare quando era usado como verbo intransitivo, o qual significava «refletir, ponderar, consultar um oráculo ou tomar conselho». O seu uso com este sentido parece estar, contudo, algo limitado pelo contexto. O Dicionário Gramatical de Verbos, de Francisco da Silva Borba, indica que, quando usado com o complemento da forma sobre/a respeito de, o verbo deliberar significa debater, refletir, discutir, mas mesmo nesses casos, na minha opinião, o verbo deliberar confunde-se com decidir, a não ser que o contexto da frase transmita a ideia de um processo durativo (de decisão). Veja-se os seguintes pares de frases:
1) «O governo ponderou sobre o aumento do preço dos transportes.»
2) «O governo deliberou sobre o aumento do preço dos transportes.»
3) «O governo ponderou sobre aumentar o preço dos transportes e decidiu fazer isso.»
4) «O governo deliberou sobre aumentar o preço dos transportes e decidiu fazer isso.»
5) «O governo deliberou sobre aumentar o preço dos transportes e decidiu cortar os subsídios na função pública.»
6) «O governo vai ponderar sobre o aumento do preço dos transportes.»
7) «O governo vai deliberar sobre o aumento do preço dos transportes.»
8) «Após longa ponderação o governo decidiu aumentar os transportes.
9) «Após longa deliberação, o governo decidiu aumentar os transportes.»
10) «A deliberação do governo sobre a matéria foi aumentar os transportes.»
Ao nível semântico, o sentido da frase 2) parece ser de que uma decisão foi tomada, apesar do uso da preposição e da intransitividade da frase, enquanto a frase 1) não transmite essa ideia. Na frase 4), o verbo deliberar já aparece como sinónimo de refletir ou ponderar, mas em 5) o sentido já não é tão claro. O mesmo parece suceder em 7), com a forma perifrástica do futuro, em que interpretamos não só que «o governo vai refletir», mas que irá, de facto, «tomar uma decisão», ainda que esta possa ser não aumentar os transportes. Por fim, na frase 9), temos a noção de um processo durativo de reflexão que conduz à decisão, mas em 10) deliberação é equivalente a decisão em vez de ser sinónimo de reflexão ou ponderação.
Em conclusão, decidir e deliberar têm significados diferentes, embora possam ser sinónimos quando usados como verbos transitivos. Deliberação e decisão são, igualmente, coisas diferentes (tal como o verbo do qual deriva, deliberação tem o significado de uma decisão após reflexão), embora possam ser usados como sinónimos. Por fim, poderemos considerar que a deliberação precede a decisão quando aquele termo é usado com o sentido “intransitivo” do verbo, ou seja, com o significado de reflexão, de ponderação ou de debate.