Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Jacqueline de Oliveira Servidora pública Porto Velho, Brasil 33K

Vejo em documentos oficiais as seguintes construções: «Encaminho para o conhecimento de Vossa Excelência cópia...» e «Encaminho para conhecimento de Vossa Excelência cópia...».

Gostaria de saber qual a construção certa.

Ricardo Vilhena Jornalista Lisboa, Portugal 6K

Deve-se escrever «notas de euro», ou «notas de euros»?

Obrigado.

Karina Bonilaure Professora Curitiba, Brasil 22K

Existe um aumentativo adequado para a palavra girafa? Qual seria?

Filipe Pires Professor Figueiró dos Vinhos, Portugal 5K

Sempre ouvi, aprendi e pronunciei "anexim" (e mudo + x = "ch"). Trata-se de uma palavra já de uso medieval, de origem árabe, em que a correspondente letra x se pronuncia "ch", e sempre tive a noção de que os dicionaristas de língua portuguesa apresentam esta pronúncia para a palavra em causa. Ultimamente encontrei pessoas a pronunciarem e aberto + x = "ks", e associavam-na à palavra anexo. Não me caiu bem, corrigi, mas não aceitaram. Ainda tolerei que se tratasse de algum regionalismo, no caso, algarvio. Espero que me digam se há alguma novidade em relação à pronúncia desta palavra.

João Sousa Engenheiro Porto, Portugal 32K

Tenho visto, sobretudo em vários sítios da Internet, a expressão «... remonta há x anos atrás...» (não seria antes «... remonta a x anos atrás»?), a qual me soa bastante mal. Gostava que me esclarecessem sobre a correcção ou incorrecção de tal expressão.

Eduardo Cirilo Professor Porto, Portugal 64K

Para referir um acordo comercial entre duas entidades, usa-se a palavra contrato, ou contracto?

Luciano Eduardo de Oliveira Professor Botucatu, Brasil 16K

Foi dito a um dos consulentes do Ciberdúvidas que a palavra fênix tem cinco letras (indiscutível) e cinco fonemas. Pela análise que fizeram, deram-me a entender que consideram haver seis fonemas, que representaram assim: f-e-n-i-k-s. Entretanto, seguindo a pronúncia correta, pelo menos aquela registrada no Aurélio (que nunca ouvi no Brasil), fênix tem o x pronunciado "s", o que mudaria a contagem: f-e-n-i-s. Cinco letras e cinco fonemas, portanto.

Obrigado por este maravilhoso espaço de discussão.

Maria Silva Estudante Porto, Portugal 7K

Na frase «Ele é simpático para com o amigo», qual a função sintáctica de «para com o amigo»?

Ana Luísa Bolsa Designer Lisboa, Portugal 34K

Desde sempre utilizo a expressão «na mesma» no sentido «... eu explico-te, mas tu fazes isso na mesma...». Ou seja, de habitual e/ou de permanência.

Mas as minhas filhas estão a habituar-se a dizer, no mesmo sentido, «à mesma».

A expressão desagrada-me, não a acho bonita, e não me parece correcta. Embora lhes vá pedindo para dizerem «na mesma», não insisto porque na realidade não lhes sei explicar de que tipo de expressão se trata e porque se deve utilizar de uma maneira em vez da outra.

Agradeço a vossa atenção e felicito-vos por este excelente trabalho.

Andrea Feijó Professora Viana do Castelo, Portugal 7K

Qual é a pronúncia correcta de fetal (desenvolvimento no útero). Com e aberto, "fètal", ou mudo?

Obrigada.