As palavras pidesco e estória
As palavras pidesco e estória, cujo significado não encontro no meu dicionário (já antigo, é uma realidade) e que diariamente me são ditas, existem de facto? Exactamente, qual o seu significado — caso existam?
Obrigada.
Os naturais de Ancara (Turquia)
Como se designam os habitantes de Ancara, Turquia?
Obrigada pela atenção.
Bivariada
Como se escreve correctamente a palavra (trata-se da análise estatística com duas variáveis): "bivariada", ou "bi-variada"?
Maiúscula e nomes de povos
Na frase «Os Romanos conquistaram sucessivamente várias regiões, sobretudo o Ocidente», como se classifica morfologicamente «Romanos»?
A dúvida pode parecer elementar, mas já ouvi alguns colegas comentarem que se trata de um nome próprio, porque individualiza um povo. Estará esta hipótese correcta?
Obrigado pela atenção.
As referências bibliográficas, de novo
Como se fazem referências bibliográficas quando há mais do que três autores envolvidos na obra?
Obrigada.
O aumentativo de gato
Na vossa resposta 18724, dizem que o aumentativo de gato é gatão. O que pretendo saber é se mantêm a mesma posição neste momento.
Muito obrigada.
Vírgula com orações/expressões de gerúndio
Numa oração, antes de um verbo no gerúndio, pode/deve ser colocada uma vírgula, ou este, por si só, serve para o efeito e permite a ausência da mesma?
Gestor-mor
Será que a palavra "gestor-mor" existe? Será que a posso empregar como nelogismo?
Agradeço resposta.
O aumentativo de melão
Qual o aumentativo de melão? Trata-se do trabalho de casa de Língua Portuguesa do meu filho que anda no 7.º ano [de escolaridade em Portugal].
Arvoredo
As palavras arboredo e arvoredo substituem-se uma à outra, ou o contexto em que cada uma é usada é diferente?