Epistaxe
Eu «dava de barato» que "epistaxis" se escrevia assim, mais acento, menos acento. Agora, «as fontes» apresentam epistaxe e Ciberdúvidas não se manifesta. Como optar?
Obrigada.
A regência de servir, novamente
Tenho uma dúvida relativamente à expressão «servir de/como exemplo»: é possível usar as duas preposições? Não sendo, podiam informar-me qual é a regência correcta?Muitíssimo obrigada!
«Afluxo de pessoas» vs. «fluxo de pessoas»
Diz-se «afluxo de pessoas», ou «fluxo de pessoas»?
As acepções de penugem
Pode aplicar-se penugem quando se refere a seres humanos?
«Carta de preposto» e «carta de preposição»
Diante do universo jurídico, percebi a aplicação de dois termos sinônimos: «carta de preposto» e «carta de preposição».
A primeira colocação me chamou atenção, uma vez que acredito estar incorreta. Vejo que a preposição de antes do substantivo preposto é inadequada. Para mim, seriam duas formas: «carta do preposto» ou «carta de preposição».
Gostaria de uma análise deste tema, se possível.
Comummente e connosco
Gostaria de obter informações sobre as palavras comummente e connosco.
Pelo que sei e aprendi, a letra m só é usada antes das consoantes nos casos de serem p ou b. Se estou correcto, porque se escreve então comummente (comum + mente), e o m não passa a n e escreve-se "comunmente", como acontece com a palavra connosco (com + nosco), que, seguindo o critério da primeira, poderia ser "comnosco"?Creio que, de qualquer das formas, as palavras teriam um fonema igual.
Agradeço resposta cuidada.Obrigado.
Posição do clítico em «As chamas, depressa, se alastraram»
Gostaria de saber se a frase seguinte está correcta: «As chamas, depressa, se alastraram.»
Obrigada pela ajuda.
O vocábulo abonado na obra "x" do escritor "y"
Torço o nariz à afirmação de que determinado vocábulo está abonado na obra "x" do escritor "y". O escritor não será (não é necessariamente) quem melhor domina a língua. Ele pode mesmo ter cometido um erro (ninguém é a ele imune!). E então? Querem comentar?
Sifilítico, sífilis
Hoje, aconteceu-me uma coisa estranha.
Fui ao dentista e ele disse-me que quando era novo era "suflitico". Não percebi o que queria dizer e quando cheguei a casa procurei no dicionário o seu significado. Mas não o encontrei. Perguntei aos meus pais e eles também conhecem a palavra e disseram ter o significado de «aflito». Ainda gozaram comigo, pois disseram que quando eram novos toda a gente sabia esse significado, e eu ando a estudar e não o descubro. Mas no dicionário não existe. Na Net não encontro nada. Será que essa palavra existe, ou será só utilizada pelo povo?
Agradeço a vossa compreensão.
Ainda a utilização da palavra estacionário
A propósito duma questão colocada respeitante à utilização da palavra estacionário para designar papel de carta e afins, pergunto se não será uma alternativa válida a utilização da expressão «economato gráfico».
