A minha pergunta é: quando se transforma uma oração que está na voz ativa (quando esta apresenta tempo composto) em oração na voz passiva sintética, a forma verbal transforma-se no tempo simples equivalente (ex.: «tinha planejado» = «planejara»), ou a forma verbal resume-se ao verbo principal no pretérito perfeito do indicativo?
Exemplos:
(1) Eu tinha planejado uma bela festa (voz ativa).
Planejou-se uma bela festa? Ou planejara-se uma bela festa?
(2) Alguns professores têm sido procurados na escola (voz passiva analítica).
Têm-se procurado alguns professores? Ou procuram-se alguns professores.
Obrigado pela atenção.
Preciso de saber se existe alguma regra para criar o superlativo do advérbio através de -issimamente. É possível usar tal forma sempre, ou há um limite (além dos superlativos irregulares, como optimamente, pessimamente, etc.)? Usa-se muito na língua falada?
Também queria perguntar se a palavra coisíssima, usada, por exemplo, na frase «Eu não quero coisíssima nenhuma», é correcta ou se é usada só na língua vulgar.
Poder-se-á dizer «americanos dos Apalaches»?
Por acaso existe diminutivo e aumentativo de lâmpada?
O pão é cozido, ou é assado?
Porque se diz que a sardinha é assada e o carapau é grelhado?
Muito obrigado pela atenção que este assunto vos possa merecer.
Será que se deve escrever praia com minúscula ou maiúscula em relação a Praia da Rocha, tendo em consideração que Praia da Rocha não é só uma praia mas também uma localidade do concelho de Portimão?
Deve escrever-se «a resposta é por demais evidente», ou «a resposta é por de mais evidente»?
Gostaria que me informassem de qual o verdadeiro sentido do termo portuga, e se o mesmo se pode considerar pejorativo e ofensivo para a identidade de cidadão português.
Antecipadamente grato.
«A implicação é que esses países talvez se saíssem melhores economicamente se fossem mais parecidos entre si.»
Devo dizer se esta palavra está sendo usada de acordo com a norma culta e justificar. Aguardo resposta.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações