Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Renata Ramos Estudante Rio de Janeiro, Brasil 6K

Quando uma pessoa liga para uma empresa, do outro lado da linha fazem-lhe a seguinte pergunta: «A quem devo anunciar?»/«Quem devo anunciar?»

Qual a maneira correta, e o que quer dizer cada uma dessas perguntas?

Joana Sarmento Estudante Lisboa, Portugal 4K

O Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora (2005) insere a palavra palmier como palavra portuguesa derivada do francês. Se é efectivamente este o caso, pergunto: Como se deve pronunciar? "Pálmiê" ou "pálmiére"? E o plural deve escrever-se "palmieres" ou "palmiers"?

Fico muito grata.

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 3K

É Felgueiras ou Filgueiras?

Muitíssimo obrigado.

João Ferreira Caixa Vila Franca das Naves, Portugal 10K

Não constando no Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora (7.ª edição) os vocábulos "agendação" ou "agendamento", gostava que me elucidassem se os mesmos podem ser considerados neologismos, se podem ser empregados com o prefixo des- para indicar negação ou acto contrário, e se, se disser "desagendação", isso é uma perfeita asneira.

Muito obrigado.

Ana Almeida Psicóloga Phoenix, EUA 7K

Qual é o termo mais correcto: "sugestibilidade" ou "sugestionabilidade"?

Eu penso que é o primeiro. O segundo parece-me influenciado pelo inglês (suggestion).

Obrigada.

Carla Abadie Secretária Cuiabá, Brasil 4K

Qual é o aumentativo de salgado?

Armando Moreno Fisioterapeuta Porto, Portugal 10K

Gostaria de saber a forma correcta do verbo caçar: «ele foi caçado», ou «ele foi caço»?

Paulo Alexandre dos Santos Silva Desempregado Ponte de Lima, Portugal 7K

O verbo safar (que eu acho ser derivado do anglicismo safe) está registado na língua portuguesa como neologismo? Se sim, o que significa na realidade? Exemplo: «O João safou-se do castigo aplicado pelo seu professor à sua turma.»

Florencia Potter Desenhadora Argentina 9K

Tenho procurado as definições de espoleta no sentido comum aplicado a uma coisa ou pessoa. Quando eu morava no Brasil escutei pessoas dizerem «Ele é superespoleta» ou «Que menina espoleta». É correto usar essa expressão?

Mafalda Santos Professora Leiria, Portugal 4K

Qual a designação mais correcta, em português, para um vector que tem 4 componentes (ou seja, um vector num espaço de 4 dimensões): "quadrivector", "tetravector", ou há alguma outra palavra? O uso de 4-vectores é usual em algumas aplicações da matemática à física, como por exemplo na teoria da relatividade, onde se trabalha no espaço-tempo, que tem quatro dimensões.