DÚVIDAS

Agendamento e "agendação"

Não constando no Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora (7.ª edição) os vocábulos "agendação" ou "agendamento", gostava que me elucidassem se os mesmos podem ser considerados neologismos, se podem ser empregados com o prefixo des- para indicar negação ou acto contrário, e se, se disser "desagendação", isso é uma perfeita asneira.

Muito obrigado.

Resposta

O substantivo masculino agendamento, de agendar + -mento, está registado no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, com o seguinte significado: «estabelecimento da data, da discussão de um assunto, da realização de uma reunião, da concretização de um projecto.»

A palavra desagendamento não está registada em dicionários gerais de língua, podendo ser considerada um neologismo, uma vez que é possível linguisticamente: formada pelo prefixo des- + substantivo masculino agendamento. Pode significar «desmarcação da data de uma reunião ou da discussão de um determinado assunto».

A palavra "agendação" não está registada nos dicionários. Ao fazer uma pesquisa pelo motor de busca Google, surge apenas em 32 ocorrências, e no corpus CetemPúblico não tem nenhuma ocorrência. A palavra "desagendação" não surge nem no CetemPúblico nem no motor de busca Google.

Uma vez que já existe a palavra agendamento para designar o conceito referido acima, penso que, embora "agendação" seja uma palavra possível linguisticamente, não é necessária a sua utilização nem, consequentemente, a de "desagendação".

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa