Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Armandina Santos Formadora Chaves, Portugal 48K

Gostava de saber se "meio-sorriso" e "meia-hora" se escrevem com ou sem hífen.

Luís Santos Empresário de restauração S. Mamede de Infesta, Portugal 32K

Quando estou a falar de diferentes variedades de sal como ingrediente culinário, posso usar o plural sais? Ou sal usado neste sentido não tem plural? Ex.: «Hoje fui à loja gourmet e verifiquei que havia uma imensa variedade de sais!»

Paula Carvalho Técnica na área da comunicação Porto, Portugal 7K

Estou a escrever-vos porque tenho uma dúvida que não consigo desfazer. Mesmo pensando em termos sintácticos, a questão não me parece muito linear.

A dúvida é a respeito de «Chegaram-se às seguintes conclusões», que a mim me soa melhor (não significa que correctamente) «Chegou-se às seguintes conclusões». Neste uso, o verbo remeterá (tendo de concordar com) para o predicado, ou para o sujeito? Na minha óptica, interpreto a frase como «alguém, ou um grupo de pessoas, chegou a algumas conclusões»...

Desde já obrigada pelo vosso esclarecimento.

Mário Sanhá Estudante Bissau, Guiné-Bissau 17K

Tenho a dúvida da palavra pen drive. Qual é o género a que a palavra pertence?

Como sabem, é uma palavra inglesa, que já se interiorizou na mente dos falantes da língua portuguesa.

Costumo dizer assim para mim: «A pen drive», e não «o pen drive».

Gostaria de saber qual é o uso adequado.

Beatriz Nolasco Administrativa Lisboa, Portugal 7K

Tenho visto em inúmeros textos literários portugueses revistos a utilização do «por que» nas orações causais, ao contrário de tudo o que o Ciberdúvidas tem escrito sobre o porque causal versus o «por que» causal utilizado no Brasil.

Gostaria que me confirmassem se, já neste preciso momento (2008), foi considerada essa utilização como válida (ao abrigo dos protocolos linguísticos, adaptações de novas gramáticas, sei lá que mais).

Mais uma vez, agradeço o excelente serviço prestado por todos os envolvidos, pois é com certeza a única forma de evitarmos «assassinar» a língua portuguesa.

Patrícia Almeida Estudante Lisboa, Portugal 6K

Reparei, outro dia, no slogan de uma determinada marca de champô, que diz o seguinte: «Cabelos secos, com tendência a ganhar jeitos?» A minha dúvida coloca-se na maneira como está conjugado o verbo ganhar. Será que não devia ser «Cabelos secos, com tendência a ganharem jeitos?» O sujeito da frase está no plural («cabelos»), portanto o verbo deveria concordar com o mesmo, certo?

Esclareçam-me, por favor.

Obrigada e parabéns pelo sítio na Internet!

Fernando Wintermantel Estudante universitário Lisboa, Portugal 8K

A expressão «vem-me o comer à boca» está correcta?

José Maria Almeida Técnico oficial de contas Esposende, Portugal 151K

Uma empresa compradora impõe um texto a todos os seus fornecedores (condições gerais de compras) onde estes aparecem como «contratantes». Não deveria ser antes «contratados»? Será que é indiferente?

Obrigado pelo esclarecimento.

Sybil Ávila Empregada administrativa Ponta Delgada, Portugal 6K

Qual o plural de araçá? "Araçás", ou "araçais"?

Conceição Almeida Docente Braga, Portugal 7K

Ouço muitas vezes as pessoas a dizerem para colocar a expressão ou palavra «a negrito», mas a forma correcta não será «colocar a negrita»? Qual das duas se aplica?

Gostaria que me tirassem esta dúvida.