Bogomilos
Os famosos hereges da Europa Oriental medieval devem ser chamados pelos lusófonos de "bogomilas", ou "bogomilos"? Seja qual for a resposta, por favor, indiquem se é substantivo que admite flexão de gênero e número. Como adjetivo, seria biforme ou uniforme, comum de dois números, ou não?
Muito obrigado.
O colectivo de girafa
Qual é o substantivo colectivo de girafa?
Obrigada.
O verbo deliberar
Por favor, estou necessitando do significado da palavra deliberar, na hipótese que segue:
No estatuto de um clube, em várias situações, a palavra deliberar está inserida como no exemplo:
«Compete ao Conselho Deliberativo deliberar sobre proposta da Diretoria Executiva de fixação da taxa mensal de manutenção e do valor da contribuição para obras e melhoramentos.»
A dúvida é se a palavra deliberar se entende como aprovar ou não aprovar no caso.
Agradeço pela atenção.
Ovídio
Qual a forma mais correcta? «Santo Ovídio», ou «Santo Ovídeo»?
Muito obrigado.
O plural de golfinho-nariz-de-garrafa e de golfinho-pintado-do-atlântico
Agradeço a vossa ajuda para o plural de golfinho-nariz-de-garrafa e golfinho-pintado-do-atlântico ("golfinhos-pintados-do-atlântico"?)
Muito obrigada!
Macarrónico e Macaronésia
Tenho duas dúvidas a respeito desta palavra: deve-se escrever «português macarrónico», ou «português macarrônico»?
E deve-se escrever «Macarronésia», ou «Macaronésia»?
Muito obrigada.
Quadril, quadris
Qual é a forma correta: quadril, ou quadris?
A pronúncia de cônjuge
Gostaria que me informassem, se possível com alguma documentação (regras gramaticais, etc.), como se pronuncia a palavra cônjuge.
Lê-se: "Côn-ju-je", ou "côn-ju-gue"?
Obrigada.
Vírgulas e modificador apositivo
Ouvi na RTPN o seguinte (sem pausas):«... os estragos muito elevados não estão cobertos pelo seguro»em vez do muitíssimo mais provável:«...os estragos, muito elevados, não estão cobertos pelo seguro.»Quando será que os nossos noticiaristas tomam atenção às vírgulas intercalando a devida pausa?
«Pai Natal ecológico»
Se existisse um «Pai Natal ecológico», poderia chamar-se «Eco Pai Natal». Mas como escrever? "Eco Pai Natal"? "Ecopai Natal"? Ou "Eco-Pai Natal"?
Obrigado.