DÚVIDAS

A escolha das palavras

A minha pergunta talvez seja absurda e por isso peço-vos desde já desculpa por isso.

Tenho o hábito de escrever e por vezes consulto o dicionário, mas, sempre que procuro alguma palavra no dicionário fico sempre a pensar qual das que me aconselha o dicionário devo usar. Claro que (espero não estar a dizer uma asneira) muitas das vezes devemos usar aquela que nos soa melhor, que dá mais ritmo ao texto, etc., mas a minha dúvida é sempre esta: em textos que não quero que sejam ambíguos, que critério devo usar na escolha da palavra? Isto é, há palavras que têm vários significados, e muitas delas querem dizer o mesmo; por conseguinte, como posso saber qual delas é a que se refere melhor àquilo que eu quero dizer, isto é, a mais genuína, se é que me faço entender?

Resposta

Antes de mais, não considero a sua pergunta absurda e confesso que me identifico — como creio que muitos leitores se identificarão — com essa busca permanente e por vezes frustrada pelo melhor termo, de entre vários sinónimos. Em jeito de resposta, diria que tudo depende de cada frase e de cada palavra em particular. Numas vezes, a escolha mais adequada prende-se com aspectos prosódicos (de ritmo, de sonoridade), noutras haverá subtis diferenças de sentido entre os termos que levam a concluir que um deles é mais rigoroso ou inequívoco do que os outros.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa