A explicação do género dos países a um estrangeiro
Como explicar a um estrangeiro (chinês) o género no que se refere aos países?
A sintaxe de pedir, consultar e enviar
Tenho sempre dúvidas quanto à regência de certos verbos e qual a situação em que é exigida a preposição ou artigo a, passando a utilizar o lhe ou o/os.Ex.: 1) «Peço-lhe o favor de me explicar.»
Seria correto afirmar que eu peço alguma coisa (sem preposição, portanto objeto direto) a alguém (com preposição, portanto objeto indireto)?
2) «Venho consultá-lo a respeito desse assunto.»
Seria correto afirmar que eu consulto alguém (sem preposição) a respeito (ou sobre, com preposição) alguma coisa ou assunto?
3) «Tenho lhe enviado várias cartas.»
Sendo correto afirmar que eu enviei a alguém (com preposição) alguma coisa (várias cartas, sem preposição).
Por ser um assunto recorrente, mas que quase sempre resta dúvida, se houver outra forma prática para se descobrir a regência, conforme acima exemplificado, gostarei que me expliquem com situações concretas.
Grato!
Ainda a regência do verbo convidar
Estou com uma dúvida sobre a regência do verbo convidar. Li no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa sobre a regência do verbo convidar: pede objeto direto. Tenho lido várias mensagens na qual o redator diz: «A empresa X convida a todos...»
«A UFCG convida a professores para..., etc.» Está correta essa regência do verbo convidar?
A primeira mulher do bisavô
Desejava saber se existe alguma designação específica para a primeira mulher do bisavô, o qual, após enviuvar do primeiro casamento, casou em segundas núpcias com a segunda esposa. A expressão bisavó por afinidade estará correcta?
A pronúncia da palavra aquífero
Como é correcto ler a palavra aquífero? Deve ler-se o u ou não?
É um termo científico que uso, pois sou professora de Biologia e Geologia e tenho dúvida, pois já ouvi dizer das duas formas, com u e sem u.
Obrigada.
A pronúncia do nome Ronaldo
Qual é a pronúncia preferível do nome próprio Ronaldo? Com o primeiro /o/ aberto, ou fechado?
A pronúncia da palavra marijuana
Na palavra marijuana devemos pronunciar a letra j como fricativo velar surdo, ou devemos obedecer à pronúncia normal portuguesa?
Fulguroso = fulgurante
Diz-se "fulgorosa", ou "fulgurosa"? A verdade é que vem de fulgor, mas parece-me feio "fulgorosa"...
O significado da palavra vetusto
O que significa a palavra vetusto? Pode-se usar "vetustez"?
A vírgula antes de cujo
Gostaria que me esclarecessem se a frase «Há automóveis na rua, cujos proprietários estão ausentes» está ou não erradamente pontuada, uma vez que, na escrita, as orações relativas restritivas não se separam por vírgula do substantivo (ou pronome) antecedente.
Obrigado!