Qual a pronúncia correta da palavra Praxedes?
Seria "prakcedes", ou "prachedes"?
Estou a realizar um trabalho com a temática do conto. Estando eu a analisar alguns trabalhos já feitos sobre o tema, deparei-me com a palavra facécia na descrição de géneros de contos, por Câmara Cascudo (1984).
Agradecia que me pudessem esclarecer com brevidade.
Obrigada.
Ao folhear um livro de Português (12.º) da nova reforma, deparei-me com o seguinte exemplo de uma oração subordinada adverbial condicional: «Se está a chover, vou de carro.»
Nunca antes tinha visto em qualquer gramática orações condicionais em que ambos os verbos estavam no presente do indicativo. A meu ver, uma oração condicional pressupõe uma dúvida/hipótese, pelo que, se o verbo que precede a conjunção se se encontra no presente do indicativo, constatar-se-á um facto ao invés de se colocar uma hipótese. Esta constatação leva a uma relação causa-efeito e não a uma condição. É a minha dúvida legítima?
Estou com duas dúvidas porque sempre achei que era de uma maneira, e no entanto fui corrigida hoje.
A expressão «à título de contra-partida» é com "a" craseado? E "contra-partida" possui hífen ou não?
Obrigada pela atenção.
Ao utilizar a expressão «um grande número de...», o verbo que se segue deve conjugar-se no singular ou no plural?
Obrigada.
Agradeço que me clarifiquem sobre a distinção entre sinérgico(a) e sinergista, bem como a possibilidade da existência de dois advérbios decorrentes: sinergicamente e sinergisticamente.
Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.
Antes da expressão enquanto, sempre deve haver vírgula?
O que se segue é correto?
1) As promoções serão mantidas, enquanto houver estoques.
2) O marido vai ao trabalho, enquanto a mulher fica em casa.
3) Vou tomar banho, enquanto você espera na sala.
Qual é o correto: «Perdoai as nossas ofensas», ou «Perdoai-nos as nossas ofensas», uma vez que, no verbo perdoar, você perdoa alguma coisa ou a alguém?
Obrigada.
Se um relógio A for sincronizado com outro B, como é que poderemos dizer?
1 — O relógio A está certo pelo/com o relógio B;
2 — O relógio A está acertado pelo/com o relógio B;
3 — Nenhuma das duas.
Muito obrigado pelo vosso tempo e bem hajam pelo serviço que prestam à língua portuguesa.
De acordo com o Tratado de Ortografia Portuguesa, de Rebelo Gonçalves, grafam-se com inicial minúscula os substantivos «que designam organização política ou social, tal como império, reino...». Contudo, verifico frequentemente o uso indiscriminado de reino/Reino, império/Império...
Gostava, pois, de saber se são aceites ambas as opções abaixo indicadas:
a) Queria defender o reino de Portugal.
b) Queria defender o Reino de Portugal.
c) Pertencia ao reino de Aragão.
d) Pertencia ao Reino de Aragão.
e) Assistiu-se à queda do império romano.
f) assistiu-se à queda do Império romano.
g) Assistiu-se à queda do Império Romano.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações