Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Selma Veloso Artesã Niterói, Brasil 31K

Qual a forma correta: mau-súbito? mal-súbito? as duas formas? com ou sem hífen?

Catarina Carrilho Professora Lisboa, Portugal 38K

«Camões nasceu em Portugal. Cervantes(,) nasceu em Espanha.»

Tendo em conta a frase antecedente, será possível usar a vírgula que coloquei entre parêntesis? Pareceu-me um uso errado. Aparece num manual escolar e afirma-se que substitui expressões como «por sua vez» (a qual apareceria entre vírgulas). Afirma-se também que na segunda frase só se pode usar a vírgula se houver um contexto antecedente, pois de outro modo separaria sujeito de predicado. Será isto possível? Seria normal se o verbo nasceu fosse omitido, penso eu.

Fernando Rodrigues Comerciante Vial Nova de Gaia, Portugal 3K

Gostaria que o sr. D´Silvas Filho, que é sempre tão pronto a defender o chamado "acordo ortográfico", esclarecesse como se vão pronunciar (e se vai ensinar às "criancinhas coitadinhas" a pronunciar) palavras como "exceção", "aceção", "conceção", "excecional", "concecional", "recetivo", "receção" (ou será "recepção"? Mas nesse caso não deveria ser "receptivo"?).

Enfim, penso que já deu para perceber. É que eu não diviso qualquer regra que permita abrir as vogais destas palavras (e das muitas outras cuja grafia pretendem alterar).

Geraldo M. Professor Santa Teresa, Brasil 18K

Qual é a forma adequada para as expressões «com relação a», «em relação a». Exemplo: «Uma situação importante, para entender bem o assunto, seria a fidelidade do funcionário com relação ao seu chefe» (ou seria melhor «em relação ao seu chefe»?).

Isabel Faria Jornalista Lisboa, Portugal 4K

Diz-se «é pena que o nosso humor seja demasiado paroquiano», ou «paroquial»?

Maria da Conceição Cação Professora Gafanha da Nazaré, Portugal 11K

Será esta a ortografia correcta? "Marcha-atrás"?

Jaime Ferreira Operador de computador Santo Tirso, Portugal 6K

Qual destas frases é incorrecta?

«Ter confiança», ou «fazer confiança»?

João Volpato Martinez Administrador São Paulo, Brasil 8K

Existe o substantivo atesto?

Joao Nascimento Gestor Aveiro, Portugal 12K

Existe a palavra reconferir?

Gil Matos Dantas Administrador Rio de Janeiro, Brasil 9K

Nas igrejas, o ato de dar o dízimo é "dizimar"?

Tenho dúvidas, porque penso que dizimar é destruir, acabar, aniquilar, etc.

Por favor, esclareça-nos, pois meu amigo acha que está certo, e eu acho que está errado...

Desde já, agradeço.