Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Riccardo Mura Foneticista Tempio Pausania, Itália 11K

O fenómeno da metafonia nominal caracteriza algumas palavras (aquelas especificadas nas transcrições dos dicionários mais importantes), ou é um fenómeno que, talvez por analogia, caracteriza todos os nomes e adjectivos que acabam com -o e que têm /'O, 'E/ (timbre aberto) no masculino singular?

Por exemplo, nas seguintes palavras plurais, o timbre da vogal é fechado, ou aberto (tendo em conta que o dicionário da Academia indica um timbre fechado das formas singulares, mas não especifica que os plurais tenham metafonia)?

«os abandonos», «os aboios», «os abonos», «os abordos», «os abortos», «os acordos», «os adornos», «os afogos», «os aforros», «são agarenos», «os albedos», «os alhos-porros», «os alvoroços», «os alvorotos», «são amenos», «os amojos», «são anojos», «os antegostos», «os antegozos», «os anterrostos», «é antioquena», «são antioquenos», «os antojos», «os antracenos», «os apodos», «os apojos», «são arabescos», «os arremessos», «os arrochos», «os arroios», «os arrojos», «os arrolos», «os arrotos», «os assertos», «os assopros», «os aterros», «os atropelos», «os autocontrolos», «os autogovernos», «são avessos», «os azotos».

É possível que também a consoante nasal heterossilábica iniba a abertura da vogal acentuada, como em abandonos, abonos, agarenos, amenos?

Ou será que a metafonia depende do grau em que a palavra é culta?

Maria Rodrigues Professora Angra, Portugal 7K

O que são arcaísmos fonéticos?

Rodrigo Ribeiro de Souza Comprador Cachoeiro de Itapemirim, Brasil 45K

Dúvida que sempre ocorre em nosso setor: plural de dispenser e banner.

Arriscaria em dizer que é "dispenseres" e "banneres".

Correto ou errado?

Por favor, preciso dessa orientação.

Jean Grand Estudante Paris, França 11K

Tenho uma dúvida sobre o uso dos verbos ser e estar. Diz-se quase sempre que o ser é usado em situação de inerência, e o estar, para algo passageiro. Nesse caso, por que se diz?:

a) Sou estudante

b) Estou inscrito na universidade

Obrigado.

Eduardo Brazão Gonçalves Técnico sup. Função Pública (aposentado) Faro, Portugal 5K

Dedicado que sou às questões linguísticas, publiquei há anos num jornal regional de pouca projecção um escrito a que chamei «Algumas questões dicionarísticas» e no qual referia vários pontos que me causavam estranheza. Acho estranho que alguns dicionários refiram que solarengo é o mesmo que soalheiro. Mais estranho acho dizerem que bimestral é o mesmo que bimensal. Estranho e surpreendente é que num recente dicionário (em seis volumes), que me farto de elogiar, entre nesta do bimestral igual a bimensal. É apenas por esta última questão que finalmente resolvi colocar uma questão a Ciberdúvidas.

Será que a minha miopia ocular me subiu ao cérebro? Solicito comentário.

Helvécio Severo Aposentado Brasília, Brasil 5K

O valor R$416.234 mil é a mesma coisa que R$416.234.000?

Onde posso ler a respeito? Existe alguma lei ou portaria que trata disso?

João Sobral Desempregado São Gonçalo de Amarante, Portugal 12K

Eu preciso saber sobre a regência do verbo suportar, e a gramática foge de mim! Como se escreve a frase seguinte?

«[...] suportou "os" impulsos dielétricos»

ou

«suportou "aos" impulsos dielétricos?»

A Internet não ajudou, visto que vi jornalistas colocando que alguns feridos não suportaram "aos" ferimentos, e outros "os" ferimentos.

Parece-me natural que quem suporta, suporta alguma coisa, o quê! Mas preciso fazer revisão em um relatório e não posso acreditar no natural que provém do meu cerébro.

«Não consigo suportar isso», ou, «a isso»?

Aguardo respostas! Desde já, muito agradecido!

Fernanda Gomes Jornalista reformada Porto, Portugal 29K

Deve escrever-se "cepa-torta", ou "cepa torta", ou "sepa torta"?

Carlos Lage Empresário Guimarães, Portugal 10K

Esta frase está correcta?

«Quando quiser entrar com a mota pelo mar adentro, posso contar com o Manuel?»

Ana Ventura Tradutora Lisboa, Portugal 6K

Se considerarmos apenas este tipo de construção, qual é a opção preferível?

«Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, a mesma deve adoptar medidas imediatas»

ou

«Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, deve adoptar medidas imediatas.»

Existe, neste caso, uma regra que determine a utilização ou a não utilização de um sujeito na segunda oração?

Muito obrigada.