Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Helvécio Severo Aposentado Brasília, Brasil 5K

O valor R$416.234 mil é a mesma coisa que R$416.234.000?

Onde posso ler a respeito? Existe alguma lei ou portaria que trata disso?

João Sobral Desempregado São Gonçalo de Amarante, Portugal 12K

Eu preciso saber sobre a regência do verbo suportar, e a gramática foge de mim! Como se escreve a frase seguinte?

«[...] suportou "os" impulsos dielétricos»

ou

«suportou "aos" impulsos dielétricos?»

A Internet não ajudou, visto que vi jornalistas colocando que alguns feridos não suportaram "aos" ferimentos, e outros "os" ferimentos.

Parece-me natural que quem suporta, suporta alguma coisa, o quê! Mas preciso fazer revisão em um relatório e não posso acreditar no natural que provém do meu cerébro.

«Não consigo suportar isso», ou, «a isso»?

Aguardo respostas! Desde já, muito agradecido!

Fernanda Gomes Jornalista reformada Porto, Portugal 30K

Deve escrever-se "cepa-torta", ou "cepa torta", ou "sepa torta"?

Carlos Lage Empresário Guimarães, Portugal 10K

Esta frase está correcta?

«Quando quiser entrar com a mota pelo mar adentro, posso contar com o Manuel?»

Ana Ventura Tradutora Lisboa, Portugal 6K

Se considerarmos apenas este tipo de construção, qual é a opção preferível?

«Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, a mesma deve adoptar medidas imediatas»

ou

«Uma vez que a empresa está a aproximar-se cada vez mais da falência, deve adoptar medidas imediatas.»

Existe, neste caso, uma regra que determine a utilização ou a não utilização de um sujeito na segunda oração?

Muito obrigada.

Sofia Seixas Professora de Português para Estrangeiros Francoforte, Alemanha 137K

Existe alguma regra que explique o emprego dos advérbios de lugar aqui, e ali ou e ? Estas palavras traduzidas para o alemão têm o mesmo significado, o que torna mais difícil explicar quando se usa uma ou a outra.

Marco Guita Professor Berlim, Alemanha 63K

Eu gostaria de saber se existe alguma regra gramatical que determina o uso dos pronomes interrogativos que ou qual. A explicação das gramáticas normativas não estabelece a diferença entre quando se deve usar que e quando se deve usar qual. Será que nós usamos um ou outro de forma idiomática? Ou existe uma construção gramatical implícita quando se usa cada um destes pronomes?

Muito obrigado.

João Carlos Jansen Wambier Consultor (produtos de áudio e vídeo) Curitiba, Brasil 5K

Tenho uma dúvida quanto ao uso do artigo definido que devo utilizar antes da palavra ou abreviatura TV. Essa abreviatura é muitas vezes usada, pelo menos no Brasil, tanto em relação à tecnologia (televisão), quanto ao aparelho que recebe as suas imagens (televisor).

Nas conversas do dia-a-dia, as pessoas costumam se referir aos seus aparelhos como «minha TV», enquanto o editor de uma revista (Home Theater) para a qual eu escrevia considera errado esse uso do artigo definido, e trata o aparelho como «o TV», e não «a TV».

Afinal de contas, qual é o certo? Ou tanto faz?

Paula Ribeiro Servidora pública Brasília, Brasil 5K

Gostaria de saber o plural das seguintes espécies de tartarugas: tartaruga-de-couro; tartaruga-oliva; tartaruga-cabeçuda.

Tais tartarugas são espécies de tartarugas marinhas, e a oliva não quer dizer cor, mas sim a espécie.

Grata.

Anabela Silva Professora estagiária de Espanhol Guimarães, Portugal 64K

Deve escrever-se "auto-avaliação" e "hetero-avaliação", ou "autoavaliação" e "heteroavaliação"? O novo acordo ortográfico foi aprovado e deve pôr-se em prática, ou está em fase de análise?