Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José Azevedo Professor Fafe, Portugal 10K

Frequentemente ouvimos na comunicação social o uso da expressão «chegar à fala» no sentido de «chegar a falar». Está correcta esta expressão?

Alexandre Araújo Revisor/tradutor Vargem Grande Paulista, Brasil 6K

«O ódio só alimenta a divisão, a violência só pode produzir mais violência. Portanto, é preciso romper esse círculo vicioso com iniciativas de diálogo e de confiança mútua. A comunidade internacional, com os Estados Unidos e a União Europeia à frente, é chamada a tomar uma posição mais clara a favor da paz acerca do conflito na Faixa de Gaza, sobretudo, apoiando o esforço da ONU nesse sentido. Não só os governos são chamados à causa, mas também toda a sociedade civil é convidada a mobilizar-se (...).»

Na última oração desse parágrafo, há a locução «à causa». Não seria «em causa»?

Obrigado!

António Costa Tradutor Lisboa, Portugal 30K

No meu ofício sou frequentemente confrontado com a expressão «quanto (...) tanto», como por exemplo, «quanto maior a casa, tanto mais quartos tem». A utilização de tanto é obrigatória, ou pode suprimir-se e escrever-se «quanto maior a casa, mais quartos tem»?

Obrigado pelo esclarecimento.

Fábio Cunha Professor de Educação Física Olinda, Brasil 16K

Qual a diferença no uso dos verbos começar e iniciar?

Maria Nunes Estudante Coimbra, Portugal 16K

Encontrei num manual de Português que não se abrevia Senhor ou Senhora na saudação inicial de uma carta e no endereço. Só se utilizam as abreviaturas Sr./Sra. seguidas do nome próprio. Gostaria de saber se esta informação está correcta, porque, em outros manuais, em exemplos de fórmulas de saudação inicial, esta regra não é respeitada.

Assim, na saudação de uma carta devo escrever:

«Exmo. Sr. João», ou «Exmo. Senhor João»?

Outra dúvida: uma carta de reclamação deve ser escrita na 1.ª pessoa ou
na 3.ª pessoa? É que já encontrei exemplos de cartas de reclamação escritas na 1.ª e outras na 3.ª

Muito obrigada!

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil 4K

O aportuguesamento do nome do famoso reformador protestante suíçoseria "Úlrico", ou "Ulrico"?

Caso esta resposta já tenha sido dada, perdão! Mas o fato é que ela não aparece no motor de busca.

Gratíssimo.

Alípio Novo Construção civil Vila Nova de Famalicão, Portugal 8K

Registei a minha filha com o nome de Anaísa, e no registo não me queriam deixar registar com esse nome mas sim "Anaisa". Eu acho que Anaísa sem acento não tem muito jeito nem lógica, mas era o que eles tinham nos livros deles.

Obrigado pela atenção dispensada.

José Carlos dos Santos Júnior Professor de Inglês Osasco, Brasil 9K

Na frase «Eu vi ele e a mãe dele entrarem na igreja», quais seriam as opções corretas? Seria «Eu vi os dois, ele e a mãe dele, entrarem na igreja»?

Luísa Amorim Lisboa, Portugal 9K

Corre pelas televisões [portuguesas] um anúncio do BCP, onde o apresentador Jorge Gabriel dialoga com o barbeiro, o actor João d´Ávila, e este lhe pergunta:

— Que recomendas-me, Jorge?

A minha dúvida é a seguinte: «Que recomendas-me, Jorge?», ou, antes, «Que me recomendas, Jorge?»

Muito obrigada.

Inês Diniz Estudante Lisboa, Portgal 8K

Qual a diferença entre a palavra procura-mos e a palavra procuramos?

A frase «Procura-mos licenciados em Gestão» está correcta?

Obrigada.