DÚVIDAS

Anaisa e Anaísa

Registei a minha filha com o nome de Anaísa, e no registo não me queriam deixar registar com esse nome mas sim "Anaisa". Eu acho que Anaísa sem acento não tem muito jeito nem lógica, mas era o que eles tinham nos livros deles.

Obrigado pela atenção dispensada.

Resposta

O «Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa», de José Pedro Machado, efectivamente regista Anaisa, com ditongo (sem acento). Parece ser esta a grafia tradicional.

Este dicionário acrescenta, porém, que Anaisa será uma variante de Naísa, esta com hiato (e acento). Por isso, não me admiraria que na tradição do lugar se tenha usado Anaísa. Aliás, na entrada Naísa deste dicionário indica-se que Anaísa é a variante de Naísa.

Assim, num silogismo óbvio, se Anaisa tem como variante Naísa é se esta é uma variante de Anaísa, então Anaísa é equivalente a Anaisa.

Resumindo, se considerarmos o dicionário acima uma referência, então é perfeitamente aceitável que a sua filhinha tenha o nome de Anaísa.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa