DÚVIDAS

«... os governos são chamados à causa...»

«O ódio só alimenta a divisão, a violência só pode produzir mais violência. Portanto, é preciso romper esse círculo vicioso com iniciativas de diálogo e de confiança mútua. A comunidade internacional, com os Estados Unidos e a União Europeia à frente, é chamada a tomar uma posição mais clara a favor da paz acerca do conflito na Faixa de Gaza, sobretudo, apoiando o esforço da ONU nesse sentido. Não só os governos são chamados à causa, mas também toda a sociedade civil é convidada a mobilizar-se (...).»

Na última oração desse parágrafo, há a locução «à causa». Não seria «em causa»?

Obrigado!

Resposta

Neste contexto, está correcto dizer «à causa», dado que causa é «conjunto de idéias ou princípios que alguém se propõe a defender; interesse, partido» [in Dicionário Eletrônico Houaiss]. Assim, ficava sem sentido escrever/dizer «Não só os governos são chamados em causa...». Com efeito, os governos são chamados a uma causa («a favor da paz»). Os governos ficam, sim, em causa, se não se empenharem na tarefa que os pode distinguir de outros, ou seja, lutarem pela paz, visto que em causa quer dizer «em questão». Portanto, «os governos são chamados à causa» (a favor da paz).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa