Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
José Sequeira Funcionário público Vila Nova de Gaia, Portugal 180K

Desde já, quero enaltecer o que de bom têm feito para melhorar o meu português.

Queria colocar uma questão.

Que me podem dizer sobre o texto administrativo, quais as características, de que forma os podemos encontrar?

Muito obrigado.

Maria Sousa Professora Ovar, Portugal 2K

O nome coberto, com o significado de «cobertura», «alpendre» ou «telheiro», lê-se cob[E]rto, ou cob[e]rto?

Grata pela atenção.

Amélia Gomes Professora Praia, Cabo Verde 13K

Qual das frases seguintes está correcta?

«Ele chegou a tempo e hora.»

«Ele chegou em tempo e hora.»

Carlos Gomes Militar Boa Vista, Brasil 4K

Faço esta consulta para saber se a preposição de antes da conjunção que estaria bem empregada na seguinte frase:

«O que aconteceu nos Estados Unidos sirva de reflexão e exemplo, pois é apenas uma mostra de que a força de um povo unido pode fazer para romper de uma vez por todas as barreiras das indiferenças preconceituosas da sociedade.»

Neta Santos Aposentada São Paulo, Brasil 10K

Quando se usa provavelmente, o verbo seguinte irá para o subjuntivo, como no exemplo abaixo?

«Provavelmente, os homens mais poderosos já foram...»

Obrigada.

Bárbara Santos Estudante Estugarda, Alemanha 6K

Agradecia que me esclarecessem, em termos gramaticais, se o uso de «é normal que» + futuro do verbo ser é correcto, como na seguinte frase:

«Tudo leva a crer que sim, mas, à semelhança do que aconteceu no passado, é normal que a disponibilização dos computadores será mais demorada que para os do público.»

Muito obrigada desde já pela atenção.

Pedro Bessa Assessor de comunicação Porto, Portugal 7K

Gostaria de saber se a expressão «temos a melhor decisão» está correcta. Não me soa bem, pois parece-me que as decisões "tomam-se", não se "têm". Mas tenho visto a expressão ser utilizada várias vezes, pelo que gostaria de saber se estou errado, ou não, e com que fundamento.

Maria Gonçalves Jornalista Lisboa, Portugal 7K

«Estar dotado com quartos?»

«Estar dotado de quartos?»

Obrigada.

Mário Correia Militar Lisboa, Portugal 10K

Qual a etimologia da palavra hino? Encontrei um documento datado de 1949, em que hino estava escrito sem h ("ino"). É erro ortográfico, ou pode ser assim?

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Sesimbra, Setúbal, Portugal 4K

Gostaria de saber se a palavra complot já foi aportuguesada para "complô". Se não, que alternativas há no português para evitar o uso deste francesismo?

Obrigado!