«... por até dois meses»
É correta a utlização da preposição por seguida de outra preposição/advérbio(?), como nesse caso que comumente encontramos na imprensa: O jogador Ronaldo ficará afastado do time por até dois meses. Significa que ele pode ficar dois meses ou menos?
ET: Por que as pessoas confundem comumente com comumentemente?
Grato!
Parentética vazia
Numa reportagem sobre uma casa de chá, um jornalista do sítio lifecooler.com usou os parêntesis da seguinte maneira: «Chá de( )cor», podendo assim ler-se «Chá decor» (pertinente a decoração) ou «Chá de cor». É correcto, este uso?
Higienizar e higienização
O verbo higienizar vem no dicionário da Porto Editora. E higienização existe? Ou expressões como «processo de higienização» ou «uma higienização correcta»?
A diferença entre «em quanto» e enquanto
Tenho dúvida sobre a diferença das expressões «em quanto» e enquanto. Estou tendo dificuldades em encontrá-las. Se puder me ajudar...
Obrigado!
O ensino da pronúncia da letra c às crianças
Gostava de saber se devemos ensinar às crianças a letra c como cê ou quê, pois, quando dizemos o abecedário, dizemos «á, bê, cê».
Por outro lado, quando ensino o fonema c, digo o quê de cama e de carro.
O vocábulo para o uso de siglas
Olá, compatriotas do português!
Gostaria de saber se, tal como dizemos dopagem, para o consumo de substâncias dopantes, e travagem, para o uso dos travões num veículo, é correcto utilizar o vocábulo "siglagem" para fazer referência ao uso de siglas?
Obrigado e continuem!
Saudações linguistas.
A pronúncia do nome Gui
A minha dúvida é sobre a pronúncia do nome próprio Gui. Deverá ser lido como diminutivo de Guilherme, ou de forma idêntica a Rui?
Obrigada.
Sobre a grafia de anjo e angelical
Gostaria muito de elucidar uma dúvida minha: porque a palavra anjo é com j, e angelical é com G?
Desde já agradeço a atenção.
A grafia da palavra nanómetro
Já vi que já aqui responderam a uma questão sobre a grafia da palavra nanómetro. Contudo, li que nanómetro (ou nanômetro) é um instrumento, e não uma unidade de medida. E que esta se escreverá, portanto, como nanometro. Isto é, não se aplicaria a excepção que se abre para o caso de quilómetro, hectómetro, decâmetro, decímetro, centímetro e milímetro. Assim, escrever-se-ia "picometro"... Há algum fundamento nesta ideia?
A grafia de Alcíone, Aloísio, Boaventura e Diocleciano
Desejo o vosso esclarecimento sobre o modo correto de escrever na atual grafia portuguesa os seguintes prenomes: Alcíone/Alcione (paroxítona), Aloísio/Aluísio, Boaventura, Deocleciano/Diocleciano, Dourival/Dorival, Eloísa/Heloísa, Lourival/Lorival, Sólon/Solon (agudo).
