Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Taiana Silva Op. II Alvorada, Brasil 6K

No texto Cuide da Sua Criança, por Cleber Benvegnú, tem uma frase em que ele diz: «O "não", para as pedagogias modernosas, virou sinônimo de castração.» Eu gostaria de saber porque foi utilizado o adjetivo "modernosas", em vez de modernas.

Jorge Seabra Bancário Paços de Ferreira, Portugal 3K

2x: duplo;

3x: triplo;

4x: quádruplo...

E 7x ?

E 9x ?

Alda Durães Tradutora Porto, Portugal 3K

Conjugando-se o verbo ruir como contribuir, é possível usar a forma "rui" (3.ª pessoa do singular do presente do indicativo), ou deve a mesma ser substituída por «está a ruir», por exemplo?

Muito obrigada pelo vosso esclarecimento.

Luís Gonçalves Músico Amadora, Portugal 7K

Gostaria que me esclarecessem acerca das diferenças linguísticas das seguintes expressões: «criança ao colo» e «criança de colo»

Faço-vos este pedido para poder fundamentar uma reclamação por, num determinado estabelecimento comercial, se terem recusado a atender-me como prioritário, quando levava comigo o meu filho de 2 meses.

Alegaram que, como ele estava no seu carrinho, não se tratava de um caso prioritário.

Ora, a lei é explicita quando refere que o atendimento prioritário se destina a pessoas com crianças "de" colo, e não crianças "ao" colo.

Poderão ajudar-me a dar a distinção dos diferentes significados destas expressões?

Sem outro assunto, agradeço desde já a disponibilidade.

Carlos Castro Engenheiro Coimbra, Portugal 4K

Gostaria de saber se podemos utilizar o termo "telia", para nos referirmos à função. Desdobrando o termo autotelia, obtemos os termos "auto" + "telia"; este último diz respeito à função de qualquer coisa (suponho). Será portanto correcto dizermos, sobre um determinado assunto, que qualquer coisa tem uma determinada "telia"? Se sim, devemos usar aspas no termo?

Muito obrigado pela vossa resposta.

Leonardo Mendonça Consultor Lisboa, Portugal 5K

Recentemente estive num projecto onde traduzi a palavra inglesa «master data» para português como «dados mestres», por analogia com «hora extra»/«horas extras». No entanto, alguns colegas afirmaram que o correcto seria "dados mestre".

Agradecia que me esclarecessem sobre a forma mais correcta.

Obrigado.

Ingrid Oliveira Estudante Macapá, Brasil 174K

Como se escreve por extenso 95º, 32º, 75º, 49º, 186º, 107º, 153º?

Anabela Nogueira Coordenadora editorial Barcelona, Espanha 5K

Antes de mais, gostaria de dar os parabéns a toda a equipa do Ciberdúvidas, pelo trabalho rigoroso que nos tem vindo a demonstrar.

A minha questão é a seguinte: na seguinte frase — «Os vinhos brancos apresentam habitualmente aromas frutados e um teor alcoolémico» —, a palavra "alcoolémico"/"alcoolémica" está correcta?

Deparei-me com o facto de não aparecer em nenhum dos dicionários que consultei, o que me instigou certas dúvidas.

Os melhores agradecimentos.

José Sequeira Funcionário público Vila Nova de Gaia, Portugal 179K

Desde já, quero enaltecer o que de bom têm feito para melhorar o meu português.

Queria colocar uma questão.

Que me podem dizer sobre o texto administrativo, quais as características, de que forma os podemos encontrar?

Muito obrigado.

Maria Sousa Professora Ovar, Portugal 2K

O nome coberto, com o significado de «cobertura», «alpendre» ou «telheiro», lê-se cob[E]rto, ou cob[e]rto?

Grata pela atenção.