Os significados das palavras mediocêntrico e sociocêntrico
No âmbito de um trabalho para a disciplina de Sociologia da Educação, analisei um texto de Manuel Pinto e Sara Pereira ("As crianças e os media: discursos, percursos e silêncios"), no qual encontrei as palavras "mediocêntrico" e "sociocêntrico". Podem explicar-me os significados destas palavras, que não consigo encontrar?
Muito obrigada.
«Roupa enrodilhada/encorrilhada»
É mais correcto dizer «roupa "enrodilhada"», ou «roupa "encorrilhada"», se é que ambas significam «roupa com rugas»?
Muitos parabéns pelo projecto.
Obrigada.
Frases identificacional e atributiva: «a dose é 10 mg» vs. «a dose é de 10 mg»
Gostaria da vossa ajuda no esclarecimento da seguinte dúvida:
Está correcto dizer-se «A dose inicial do medicamento é 10 mg», ou deverá dizer-se «A dose inicial do medicamento é de 10 mg»?
Agradeço já a vossa atenção.
«O Rei Absoluto»
Chocou-me, hoje, numa peça televisiva que vi sobre «o Estado Absoluto de Luís XIV», chamarem-lhe também «Rei Absoluto». Sempre estudei o Absolutismo como uma teoria política e não como um substantivo. É mais moderno, ou está na verdade correcto chamar-lhe «Rei Absoluto»? A mim continua a chocar-me.
Agradeço uma resposta.
O verbo adregar
Estou a escrever um livro. Numa das passagens do livro, escrevi «Já aqui referimos o patético nome de Leopoldino de Saavedra, mas, como se fosse insuficiente, eis que nos adrega o nome de Eustáquio da Purificação.» E a minha dúvida reside aqui: seria mais correcto — ou simplesmente correcto — escrever «... eis que se nos adrega...»?
Obrigado.
Nano-objecto
No seguimento de uma resposta anterior vossa sobre palavras compostas com o prefixo nano-, gostaria de perguntar se a palavra "nanobjecto" ("nano" + "objecto") deverá ter apenas um o, ou manter os dois, quando as duas palavras se combinam.
Muito obrigado.
O aumentativo e o diminutivo de mala
Gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo do nome mala.
Obrigado pela atenção.
O significado da expressão «Fugir a boca para a verdade»
O que significa esta expressão idiomática?
«Fugir-se a boca para a verdade.»
O significado de «falar em juízo»
Quando uma pessoa vai presa, ela diz ao delegado que só falará em juízo. O que significa «falar em juízo»?
Sobre a palavra mesmerizante
Ouvi hoje na rádio uma pessoa muito culta que disse a palavra "mesmerizante". Conheço a palavra e o sentido do inglês "mezmerizing", mas não encontro nenhuma referência a esta palavra em português. Pode usar-se? É um anglicismo aceitável, ou é alguém a "armar-se aos cucos"?