A palavra tricinquentenário
A palavra tricinquentenário está relacionada ao número ordinal 350.º, ou a 150.º?
Se se referir ao segundo, como supuseram alguns colegas meus (não sei se corretamente), como faria para referir-me ao primeiro, i. e., a 350.º?
O uso do artigo definido antes de «português» e «língua portuguesa»
Queria perguntar se nas frases seguintes o uso do artigo definido (ou a sua falta) antes de «português» e «língua portuguesa» está correcto.
1. «Não sei como se escreve esta palavra em português/na língua portuguesa.»
2. «No português (na língua portuguesa) existem muitos tempos passados.»
3. «Traduziu o livro de polaco/da língua polaca para português/a língua portuguesa.»
Obrigada pela resposta.
A regência de ausente
1. É comum ler-se «ausente em [local]» pretendendo informar que determinada pessoa se encontra nesse local. Esta expressão é correcta?
2. Se realmente o propósito é indicar que alguém não se encontra em Lisboa, por exemplo, o correcto é «ausente de Lisboa»?
Obrigado e fortes felicitações pelos vossos contributos.
A palavra imissão
Em que circunstâncias se usa a palavra imissão?
As expressões «na maioria» e «na sua maioria»
Em que situações se devem usar as expressões «na maioria» e «na sua maioria»?
Agradecido pelo tempo dispensado.
Dorido = doído
«Estou dorida», ou «estou doída», ou pode-se dizer das duas maneiras?
Uma prima minha disse «estou toda doída», ao que eu corrigi «estás toda dorida».
Pode-se dizer de ambas as formas?
Obrigado.
O aumentativo da palavra cigarra
Na minha escola estamos com uma dúvida enorme, e não conseguimos encontrar a resposta na Internet. Por isso, vimos até vós para que a solucionem se for possível.
Pergunta: qual é o aumentativo da palavra cigarra?
Aguardamos a resposta.
Obrigado.
«Ele não dá ponto sem nó»
Como se pode interpretar a expressão «Ele não dá ponto sem nó»?
Experimentabilidade
"Experimentabilidade" existe?
Fínico
Fínico funciona apenas como adjetivo relativo à Finlândia e a seu povo, ou também serve como substantivo que designa o natural ou habitante daquele país? Como adjetivo e substantivo, parece ter que ver também com o idioma finlandês e o grupo linguístico ao qual este pertence.
O vossos esclarecimentos por favor.
Muito obrigado sempre e sempre.