Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Hélder Silva Solicitador Seixal, Portugal 11K

Após ter lido as várias explicações neste site sobre a palavra Kuwait continuo na dúvida de como soa a palavra, "cuvait", ou "coueit"? Parece que os brasileiros terão resolvido facilmente a questão tornado essa palavra "Kuvaite", mas em Portugal o W (que, tanto quanto sei, se lê como V) com toda a influência da língua inglesa, deixa muita gente a dizer 'cuvait' e outros tantos a dizer "coueite".

Nélson N. Informático Porto, Portugal 10K

Aqui vai uma questão que surgiu numa conversa entre amigos: a palavra "assustante" existe em português?

O corrector do Word e o FLIP parecem reconhecer a palavra, mas não a encontro em nenhum dicionário.

Joaquina Aposentada Lisboa, Portugal 8K

Gostaria de saber a origem de uma expressão antiga que ouvia ao meu pai: «não dá o sebo para as botas.»

Compreende-se o sentido, mas será uma expressão comum (nacional ou regionalismo), ou seria apenas uma imagem criada pelo meu pai?

Muito obrigada pela atenção.

Sandra Santos Professora Coja, Portugal 4K

Resido na localidade de "Côja" e há já algum tempo que tento dissipar a dúvida sobre a acentuação da palavra. "Côja" deve ou não escrever-se com acento circunflexo na letra o?

Grata pela atenção dispensada.

Cleuton Lima Aux. administrativo Fortaleza, Brasil 4K

Gostaria de saber se a palavra Guaiuba (cidade da região metropolitana de Fortaleza/CE) recebe ou não gráfico e porquê.

Obrigado.

Nardo Caretta Engenheiro São Paulo, Brasil 7K

“Quintessência”, ou “quinta-essência”?

Estou com esta dúvida e vejo (novo acordo ortográfico) que esta palavra de aglutinação adjetiva leva hífen. Correto? Caso as duas formas estejam corretas, qual é a mais usual?

Paulo Lopes Professor Benavente, Portugal 56K

«Incentivar a leitura», ou «incentivar à leitura»?

Obrigado.

Rita Baleiro Tunes, Portugal 8K

Numa pequena pesquisa online verifiquei que tanto surge «J. P. é delegado do Partido X ao Congresso do Campo», como «J. P. é delegado do Partido X no Congresso do Campo». Qual das duas opções é a correcta? Na minha opinião, parece-me ser a segunda, mas não tenho a certeza.

Obrigada, desde já, pela ajuda.

Sara Paiva Professora de Informática do ensino superior Viana do Castelo, Portugal 2K

Considerando as seguintes duas frases:

«Quais os livros cujos nomes dos autores são Maria João e Isabel Fernandes?»

«Quais os livros cujo nome dos autores é Maria João e Isabel Fernandes?»

Qual está correcta?

Se em vez de nomes eu quiser usar as idades, qual está correcta?

«Quais os livros cujas idades dos autores são 53 e 57?» (soa estranho!)

«Quais os livros cuja idade dos autores é 53?» (neste caso todos têm de ter a mesma idade)

Outra questão que coloco é: não parece possível usar a mesma construção frásica para a idade e para o nome. Existe alguma razão para isto acontecer? Existe alguma regra para formular as questões que envio como exemplo?

Agradeço desde já a ajuda.

Patrícia Fidalgo Formadora Santarém, Portugal 10K

Gostaria de saber se é possível dizer o seguinte:

«O meu ex-futuro sogro foi à bola.»

Esta frase surgiu depois de um noivado que foi rompido. A pessoa já tratava o futuro sogro como tal e, após o rompimento do noivado, referiu-se ao senhor como «ex-futuro sogro». É possível usar esta expressão?

Obrigada.