Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Maria Mateus Professora Roma, Itália 18K

Não sei bem qual a diferença entre compota e doce (ex.: «doce de tomate»). Parece-me que as pessoas usam os dois termos indiscriminadamente, mas sei que há seguramente uma diferença. Podem, por favor, esclarecer-me?

Fico muito grata.

Leonor Machado Secretária Lisboa, Portugal 37K

Qual é a abreviatura da expressão «por procuração» e qual é a abreviatura da expressão «pelo próprio»?

Obrigada.

Teresa Abreu Administração pública Lisboa, Portugal 11K

Será que se pode dizer «frutas secas»? Porquê?

Felippe Butuca Estudante Campinas, Brasil 6K

Lendo O Cortiço, de Aluísio Azevedo, tive uma pequena dúvida com relação à expressão «fumaças de». No trecho, o escritor retrata a personagem Estela como uma «senhora pretensiosa e com fumaças de nobreza».

Não sei ao certo o significado da expressão «fumaças de». Acho que pode ser «ares de» ou «pouco de», mas não tenho certeza...

Agradeço a ajuda.

Carla Rodrigues Estudante Lisboa, Portugal 3K

Gostaria de saber como é que se pronuncia correctamente a palavra toupeira. Eu pronuncio "tópeira", está errado?

Hélder Silva Solicitador Seixal, Portugal 11K

Após ter lido as várias explicações neste site sobre a palavra Kuwait continuo na dúvida de como soa a palavra, "cuvait", ou "coueit"? Parece que os brasileiros terão resolvido facilmente a questão tornado essa palavra "Kuvaite", mas em Portugal o W (que, tanto quanto sei, se lê como V) com toda a influência da língua inglesa, deixa muita gente a dizer 'cuvait' e outros tantos a dizer "coueite".

Nélson N. Informático Porto, Portugal 10K

Aqui vai uma questão que surgiu numa conversa entre amigos: a palavra "assustante" existe em português?

O corrector do Word e o FLIP parecem reconhecer a palavra, mas não a encontro em nenhum dicionário.

Joaquina Aposentada Lisboa, Portugal 8K

Gostaria de saber a origem de uma expressão antiga que ouvia ao meu pai: «não dá o sebo para as botas.»

Compreende-se o sentido, mas será uma expressão comum (nacional ou regionalismo), ou seria apenas uma imagem criada pelo meu pai?

Muito obrigada pela atenção.

Sandra Santos Professora Coja, Portugal 4K

Resido na localidade de "Côja" e há já algum tempo que tento dissipar a dúvida sobre a acentuação da palavra. "Côja" deve ou não escrever-se com acento circunflexo na letra o?

Grata pela atenção dispensada.

Cleuton Lima Aux. administrativo Fortaleza, Brasil 4K

Gostaria de saber se a palavra Guaiuba (cidade da região metropolitana de Fortaleza/CE) recebe ou não gráfico e porquê.

Obrigado.