Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
António Chirindza Estudante Maputo, Moçambique 19K

Na frase «Ai de vocês, fariseus! Gostam de muitos cumprimentos em público», qual o significado da expressão «ai de vocês»?

Obrigado!

Luiz L. Funcionário público Rio de Janeiro, Brasil 22K

Gostaria de saber a pronúncia correta das palavras escopo e alopecia. Acredito que escopo se pronuncia com os dois ós fechados (ex: escôpô), estou certo? Já na palavra alopecia, acredito que a pronúncia seja com o ó fechado e com é aberto (ex: alôpécia), correto?

Agradeço a atenção!

Isabel Gaspar Tradutora Lisboa, Portugal 246K

Gostaria de saber se as abreviaturas A/C (ao cuidado de) e Att (à atenção de) devem ou não ser seguidas de dois-pontos («A/C Exmo. Senhor...», ou «A/C: Exmo. Senhor...»).

Obrigada.

José de Carvalho Eng. ele{#c|}tromecânico Cascais, Portugal 5K

Nesta manhã, a locutora de serviço no noticiário das 09.00h da Antena 1 dizia:

«O gelo que se dissolve na Antárctida...»

Não será mais correcto:

«O gelo que se funde na Antárctida...»?

Obrigado.

Fernando Mota Militar Almada, Portugal 3K

Gostaria de saber se existe o verbo perenizar.

José Moreira Aposentado Porto, Portugal 21K

Qual a forma correcta: «Acometido de ociosidade», ou «acometido por ociosidade»?

Os meus agradecimentos, desde já.

Cátia Silva Estudante Lisboa, Portugal 14K

Gostaria de saber o que é uma expansão lexical.

Fernanda Moreira Professora Porto, Portugal 28K

Agradecia que, num primeiro momento, me confirmassem a correcção sintáctica das três frases seguintes no que diz respeito à concordância temporal:

1.ª) a — «Deveria haver pessoas que trabalhassem mais.», b — «Devia haver pessoas que trabalhassem mais.» [Penso que ambas as frases a) e b) estão correctas];

2.ª) «Deve haver pessoas que trabalhem mais.»

De seguida, pedir-lhes-ia, ainda, que dissessem se concordam com o facto de eu considerar a frase seguinte errada, nomeadamente no que se refere à forma verbal trabalhem (presente do modo conjuntivo):

3.ª) «Devia/deveria haver pessoas que trabalhem mais.»

E, finalmente, pedia que tecessem alguns comentários sobre a utilização dos tempos do conjuntivo nestas orações.

Muito obrigada pela gentileza!

Sara Lima Professora Braga, Portugal 15K

Deve dizer-se «puxar dos galões», ou «puxar dos galardões»? Em termos de sentido, parecem-me ambos bem. Mas existe algum impedimento de usar qualquer um dos dois?

Muito obrigada!

Paula Martins Professora do 1.º ciclo Viana do Castelo, Portugal 3K

Fiquei confusa quanto à vossa resposta acerca da pronúncia da palavra olfacto.

No dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, na página 2658 (2.º volume), edição de 2001 da Editorial Verbo, aparece olfacto com pronúncia do c. Em que ficamos?