Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Rosário Editora Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber se a expressão que me habituei a ouvir em diversos contextos «ele é um santo para a aturar» está correcta. Esta dúvida surgiu porque várias pessoas me disseram que só faz sentido dizer «ele é um santo por a aturar».

Obrigada.

Paulo Aimoré Oliveira Barros Funcionário público Garanhuns, Brasil 3K

É correto empregar "hanseníase" em vez de lepra?

Desde já, muito grato.

Maria Correia Tradutora Lisboa, Portugal 4K

Gostaria de saber se a palavra "exclusonismo" é aceite na língua portuguesa. Aparece em vários artigos e livros escritos em português como equivalente à palavra inglesa exlusionism: «the doctrine or practice of excluding certain groups or individuals from enjoyment of certain rights or privileges», o que é ligeiramente diferente da palavra exclusivismo...

Gratíssima.

Regina A. Desempregada Porto, Portugal 15K

Com o nome comprovativo deve utilizar-se a preposição de, ou em? Portanto, eu devo dizer «tenho o comprovativo de como» ou «tenho o comprovativo em como»?

Obrigada e cumprimentos pelo vosso excelente trabalho!

Maria Rodrigues Professora Guarda, Portugal 4K

Qual a função sintáctica de me na frase «ponho-me a andar»?

Trata-se de um complemento directo, ou indirecto?

Obrigada pela ajuda.

Sílvia L. Professora Funchal, Portugal 30K

Qual o diminutivo e o aumentativo de chave?

António Chirindza Estudante Maputo, Moçambique 19K

Na frase «Ai de vocês, fariseus! Gostam de muitos cumprimentos em público», qual o significado da expressão «ai de vocês»?

Obrigado!

Luiz L. Funcionário público Rio de Janeiro, Brasil 23K

Gostaria de saber a pronúncia correta das palavras escopo e alopecia. Acredito que escopo se pronuncia com os dois ós fechados (ex: escôpô), estou certo? Já na palavra alopecia, acredito que a pronúncia seja com o ó fechado e com é aberto (ex: alôpécia), correto?

Agradeço a atenção!

Isabel Gaspar Tradutora Lisboa, Portugal 249K

Gostaria de saber se as abreviaturas A/C (ao cuidado de) e Att (à atenção de) devem ou não ser seguidas de dois-pontos («A/C Exmo. Senhor...», ou «A/C: Exmo. Senhor...»).

Obrigada.

José de Carvalho Eng. ele{#c|}tromecânico Cascais, Portugal 5K

Nesta manhã, a locutora de serviço no noticiário das 09.00h da Antena 1 dizia:

«O gelo que se dissolve na Antárctida...»

Não será mais correcto:

«O gelo que se funde na Antárctida...»?

Obrigado.