Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Rui Marques Farmacêutico Lisboa, Portugal 7K

Como farmacêutico numa empresa farmacêutica multinacional, e sendo uma das minhas funções a elaboração de procedimentos internos da mesma, deparo-me constantemente com procedimentos que se encontram obsoletos. Desta forma, a minha dúvida incide sobre o acto de tornar algo obsoleto, mais concretamente sobre se existe alguma forma verbal para designar este acto. Isto porque já encontrei escrita, por diversas vezes, a palavra "obsoletar". Esta palavra, ou alguma de efeito semelhante, existe? Ou apenas pode ser empregado o verbo composto "tornar obsoleto"?

Obrigado.

Cristina Freitas Tradutora Lisboa, Portugal 9K

«Língua mãe», ou «língua-mãe»? No Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea aparece «língua mãe», mas não estou certa. E «mãe pátria»?

Desde já obrigada.

Carlos Costa Estudante Porto, Portugal 6K

Numa altura em que se fala muito do PEC, gostaria de esclarecer qual o significado desta sigla: "Pacto/Programa/Plano de Estabilidade e Crescimento"? Ou pode assumir mais do que um significado?

António Machado Trolha Canidelo, Portugal 3K

Agradecia o favor de me esclarecerem o seguinte:

Qual a fonética de RENRede Eléctrica Nacional?

Conforme as regras ancestrais não deturpadas da gramática portuguesa: "rên"?

Ou de acordo com o modernismo devastador, macarrónico: "rène"?

Se possível, grato ficaria ainda que me informassem tomando apenas como base a gramática e as regras portuguesas, deixando de lado eventuais considerações fundamentadas nas normas gramaticais ou outras brasileiras.

Eugénia Ferreira Professora Porto, Portugal 8K

O diminutivo de baú é "bauzinho" ou "baúzinho"? A dúvida surgiu porque ambas as hipóteses apareceram em textos de manuais.

João Evaristo Médico Lisboa, Portugal 9K

Gostaria que me explicassem o significado da expressão «dar vivas à Cristina».

Flaísa Tárcila Estudante Baixo Guandu, Brasil 49K

Tenho algumas dúvidas sobre virgulação.

1 — «Segurava um pincel comprido na mão direita, uma paleta de tinta na esquerda e sorria.»

Há vírgula antes do e?

2 — «Porque ele não veio e ela não esperou, os dois brigaram.»

Há vírgula antes de e devido aos sujeitos diferirem?

3 — «Escrevi para explicar o engano e pedir desculpas mesmo assim.»

Há vírgula antes de mesmo assim?

4 — «Fiquei feliz, porque senti que era como se uma pessoa interessante houvesse se identificado comigo e eu, com ela.»

A vírgula, aqui, está correta? Se não, como eu deveria tê-la empregado?

Obrigada.

Rui Carlos Farinha Profissional de seguros Barreiro, Portugal 5K

No caderno de emprego do jornal Expresso desta semana (edição n.º 1949 — de 6 de Março) na página 37 vem um anúncio a pedir "Podólogo/a". Que profissão é esta? Provavelmente está relacionada com podologia, mas... a palavra existe?

Obrigado.

Luís Filipe Santos Professor Seixal, Portugal 4K

Radialista é um profissional da rádio?

Cláudia Santos Professora Lisboa, Portugal 8K

Gostaria de saber qual é o aumentativo de tapete.

Muito obrigada.