O gentílico de Nanquim (China)
O gentílico de Nanquim (China), por favor.
Muito obrigado.
«Pôr no chão»
Quando quero dizer que alguém derrubou algo, é correcto dizer «pôr ao chão» ou «pôr no chão»?
Sobre o comparativo do adjectivo diferente
Pode dizer-se, em português, que «uma coisa é ligeiramente diferente», que é «muito diferente» ou «um pouco diferente», mas está correcto dizer-se que «uma coisa é mais ou menos diferente do que outra»? E porquê? A mim não soa bem dizer «mais diferente», mas quando recorro à gramática para tentar perceber porquê, não encontro explicação.
Obrigada.
O natural de Istambul (Turquia)
Como se designa o natural ou o habitante de Istambul, antiga Constantinopla, na Turquia europeia?
Muito obrigado.
O gentílico relativo a Lugano (Suíça)
O gentílico relativo a Lugano, cidade suíça de cultura italiana, seria qual?Muito obrigado.
Os gentílicos de Meca e de Medina (Arábia Saudita)
Quais são os gentílicos de Meca e Medina, cidades sagradas do islamismo situadas na Arábia Saudita? Se existem tais gentílicos, eles funcionariam como adjetivos e substantivos?
Muito obrigado.
O aumentativo da palavra leite
Fui questionada por um aluno quanto ao grau aumentativo do nome leite, no sentido de confirmar se o mesmo era leitão (leitinho, leite, leitão), ou se existe outra palavra que traduza o grau aumentativo da palavra leite. Qual a resposta mais correcta?
A palavra oleão
Nos últimos anos surgiram palavras novas relacionadas, entre outras coisas, com a ecologia. Na reciclagem surgiu a palavra "óleão". Será que deve dizer-se "oleão"?
Substantivo como predicativo: homem (frase «João é homem»)
Na frase «João é homem», o termo homem é adjetivo?
O gentílico da Cochinchina
O gentílico da Conchinchina qual seria? "Conchinchinês"?
Muito obrigado.
