Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Isabel Almeida Professora Aveiro, Portugal 8K

Como se pronuncia o nome próprio Edgar, atendendo a que algumas pessoas colocam a tónica na penúltima sílaba e outras na última?

Obrigada.

Tânia Oliveira Escriturária Seixal, Portugal 6K

Num destes dias surgiu a discussão no meu grupo de amigos sobre a questão de alguns nomes próprios, como o meu, terem o de pelo meio (exemplo: Pinheiro de Oliveira). E alguém disse que seria uma regra e não uma opção, porque uma palavra termina em vogal e outra começa com vogal. A minha dúvida é: existe essa regra? O meu nome poderia ser Pinheiro Oliveira simplesmente?

Jéssica dos Santos Pinto Estudante Mogi das Cruzes, Brasil 8K

Com base na resposta da consultora Eunice Marta, em 20/10/2009, sobre o uso da locução em que pese, a construção «em que pese o fato de/de que» é certa, ou errada? Pelas explicações, creio que está errada, mas não fiquei totalmente esclarecida, até porque é muito usada aqui no Brasil (numa pesquisa no Google, encontrei 611 000 ocorrências). Vou usar os mesmos exemplos anteriores:

1) «Em que pese o fato de o réu ter negado a autoria do delito, foi condenado.»

2) «Em que pese o fato de que o réu tenha negado a autoria do delito, foi condenado.»

Obrigada.

Fernanda Hamann Psicanalista Rio de Janeiro, Brasil 44K

O que está correto: «Dar uma olhada em algo» (ex.: «Deu uma olhada nos meninos»), ou «Dar uma olhada para algo» (ex.: «Deu uma olhada para os meninos»)?

Luís Romero Tradutor/revisor Barcelona, Espanha 10K

Agradeço que me indiquem se o verbo curtir (no sentido de «desfrutar, gostar») tem alguma norma que exige ou não a utilização da preposição de junto com o artigo seguinte. Exemplos:

1. «Curto do actor X.»

2. «Curto o actor X.»

Agradeço desde já a atenção dispensada.

Ivo Carvalho Informático Amadora, Portugal 27K

Seria possível ajudarem-me quanto à definição destas palavras?

Rui Lapa Arquite{#c|}to Coimbra, Portugal 12K

Tal como existe o substantivo rescisão, relacionado com o verbo rescindir, existirá algum substantivo relacionado como verbo prescindir (sugestão: "prescisão")?

Anne Guedes Professora Lisboa, França 8K

Para Carla Viana.

«Ambas as formas estão correctas. A diferença parece residir antes no grau de cristalização das expressões: em "vou a tua casa", com contracção da preposição com o artigo (no Brasil, a chamada crase), nota-se uma tendência para a expressão fixa (idiomatização), como sucede com "em meu nome", que é a locução consagrada, em lugar da que estaria mais conforme ao uso do português europeu — "no meu nome".»

Muito obrigada pela sua resposta. Daí pode inferir-se que quem escreve «vou a tua casa» entende claramente que a é uma preposição?

Joana Bastos Estudante Porto, Portugal 6K

Podemos designar as pessoas que actuam em concertação como «concertantes»?

Joana Bastos Estudante Porto, Portugal 4K

Quando é que devemos/podemos dizer/escrever agir e quando é que devemos/podemos dizer/escrever actuar?