Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Ana Pereira Professora Lamego, Portugal 4K

Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo incrédulo?

João Pimentel Engenheiro Lisboa, Portugal 6K

Porque é que a palavra ortonormado não está dicionarizada? É um termo corrente no campo da matemática, nomeadamente para se referir a referenciais, ou eixos perpendiculares, cujas escalas têm a mesma dimensão, onde o eixo das ordenadas tem um sentido ascendente, e o eixo das abcissas tem o sentido da escrita convencional ocidental, ou seja, da esquerda para a direita.

O termo ortonormado já apareceu por diversas vezes nos exames nacionais de Matemática para o 12.º ano de Portugal.

Bruna Bisetto Estudante Campinas, Brasil 42K

Como se abrevia a palavra semana?

Guilherme Mota Engenheiro Rio de Janeiro, Brasil 5K

Qual a razão de as palavras vadiice, sucuuba e juuna não serem acentuadas? No meu entender, há hiato, "i-i" e "u-u", nos três casos, e deveriam ser acentuados pela regra, paroxítonas, com i e u formando hiato, sozinhos nas sílabas.

Isabel Gonçalves Tradutora Maia, Portugal 3K

Qual é a palavra correcta a utilizar, com ou por, por exemplo, nestes casos:

«– Ele é muito despassarado – disse ela secamente.

– O que queres dizer com isso? – pergunta-lhe Alexandre com ar de quem realmente não entendeu.

– Com despassarado quero dizer distraído, vago – retorquiu ela claramente irritada – não dá conta dos recados, é o que é.»

«– Ele é muito despassarado – disse ela secamente.

– O que queres dizer com isso? – pergunta-lhe Alexandre com ar de quem realmente não entendeu.

– Por despassarado quero dizer distraído, vago – retorquiu ela claramente irritada – não dá conta dos recados, é o que é.»

Para mim, usar por nesta situação não é correcto, mas tenho visto esta construção de frases vezes sem conta.

A minha dúvida sobre a utilização de com ou por prende-se talvez com o inglês, em que dizemos, por exemplo, «What do you mean by scatterbrained?»

Portanto, devemos usar com, ou por?

Muito grata.

Maria Silva Médica Lisboa, Portugal 4K

Como se escreve: "Chron", ou "Crohn"?

Vítor L. P. Marques Desempregado Torres Vedras, Portugal 36K

Em português (de Portugal) correcto deve escrever-se "Carma", ou "Karma", termo de origem oriental?

Jéssica Santana Estudante Guarulhos, Brasil 15K

Minha professora de Português passou um trabalho no qual devo dizer a definição das palavras dar a e dar para, e quando devo usá-las... mas está muito difícil... não encontro nada específico explicando; gostaria que me ajudassem!

Desde já obrigada!

Clyce Louise Wiederhecker Professora Goiânia, Brasil 14K

Como se forma o plural da palavra ponto-e-vírgula?

João Manoel dos Santos Administrador Brasília, Brasil 10K

A frase «Os bandidos renderam a vítima!» está correta?

Ou seria melhor dizer «A vítima rendeu-se aos bandidos!»?