Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo incrédulo?
Porque é que a palavra ortonormado não está dicionarizada? É um termo corrente no campo da matemática, nomeadamente para se referir a referenciais, ou eixos perpendiculares, cujas escalas têm a mesma dimensão, onde o eixo das ordenadas tem um sentido ascendente, e o eixo das abcissas tem o sentido da escrita convencional ocidental, ou seja, da esquerda para a direita.
O termo ortonormado já apareceu por diversas vezes nos exames nacionais de Matemática para o 12.º ano de Portugal.
Como se abrevia a palavra semana?
Qual a razão de as palavras vadiice, sucuuba e juuna não serem acentuadas? No meu entender, há hiato, "i-i" e "u-u", nos três casos, e deveriam ser acentuados pela regra, paroxítonas, com i e u formando hiato, sozinhos nas sílabas.
Qual é a palavra correcta a utilizar, com ou por, por exemplo, nestes casos:
«– Ele é muito despassarado – disse ela secamente.
– O que queres dizer com isso? – pergunta-lhe Alexandre com ar de quem realmente não entendeu.
– Com despassarado quero dizer distraído, vago – retorquiu ela claramente irritada – não dá conta dos recados, é o que é.»
«– Ele é muito despassarado – disse ela secamente.
– O que queres dizer com isso? – pergunta-lhe Alexandre com ar de quem realmente não entendeu.
– Por despassarado quero dizer distraído, vago – retorquiu ela claramente irritada – não dá conta dos recados, é o que é.»
Para mim, usar por nesta situação não é correcto, mas tenho visto esta construção de frases vezes sem conta.
A minha dúvida sobre a utilização de com ou por prende-se talvez com o inglês, em que dizemos, por exemplo, «What do you mean by scatterbrained?»
Portanto, devemos usar com, ou por?
Muito grata.
Em português (de Portugal) correcto deve escrever-se "Carma", ou "Karma", termo de origem oriental?
Minha professora de Português passou um trabalho no qual devo dizer a definição das palavras dar a e dar para, e quando devo usá-las... mas está muito difícil... não encontro nada específico explicando; gostaria que me ajudassem!
Desde já obrigada!
Como se forma o plural da palavra ponto-e-vírgula?
A frase «Os bandidos renderam a vítima!» está correta?
Ou seria melhor dizer «A vítima rendeu-se aos bandidos!»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações