Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Paulo Aimoré Oliveira Barros Servidor público Garanhuns, Brasil 10K

É "monstra" o feminino de monstro? Existe apoio clássico para essa forma? Convosco a palavra. Muito grato!

Gabriel Jesuíno Técnico de documentação e informação Beja, Portugal 12K

Em português de Portugal é ainda aceitável falar em «retomada da economia», ou deve-se empregar sempre retoma por ser o que se ouve na televisão?

Muito obrigado por este verdadeiro serviço público que nos prestam.

Teresa Couceiro Licenciada Coimbra, Portugal 8K

Que palavra empregar — "corrosividade", ou "corrosibilidade" — na frase: «Os cabos OPGW são utilizados em linhas eléctricas aéreas estabelecidas em atmosferas de categoria de corrosividade C3, de acordo com a norma xxxxx»?

Pedro Dias Professor Lisboa, Portugal 14K

É correcto escrever: «Obrigado por nos fazer parte da sua família»?

Luís Amaral Afonso Investigador (reformado) Lisboa, Portugal 5K

Não estando em campanha contra quem quer que seja, deparo-me, no que respeita ao português falado e escrito, com grandes perplexidades na comunicação social no nosso Portugal.

E até pode ser que seja eu o equivocado nos reparos que faço regularmente ao sempre qualificado Ciberdúvidas, razão pela qual, para meu proveito, continuo inquirindo.

1) — O ministro Rui C. Pereira (Administração Interna) pronuncia "ale(é)rtados"; por mim julgo saber que se deve dizer alertados com e fechado. Quem tem razão?

2) — Ainda na RTP África, de 1/04, vi escrito "antipilético". A eliminação do c antes do t julgo que está bem, segundo a nova ortografia, agora, pelo contrário, não seria de considerar como correto "anti-epilético" (talvez sem hífen: "antiepilético")?

Noto que continuo a escrever epilepsia, pois no português europeu o p pronuncia-se. Será assim?

A propósito: em alguns canais da TV há uma grande confusão na pronúncia das palavras (pré-Acordo 1990)

Egipto, egípcio, egiptologia, egiptólogo

Ou agora

Egito, egípcio, egiptologia, egiptólogo

Na Europa, se estou certo, apenas em Egipto deixamos de pronunciar o p.

É que já ouvi, por mais de uma vez, "egitologia" e "egitólogo".

Poderá Ciberdúvidas ter a bondade de me esclarecer?

No [recente] golpe político/militar da Guiné (Bissau), um António Aly Silva, pelos revoltosos, afirma (sic) que não pode tolerar-se haver ministros analfabetos do Governo agora deposto. Felizmente cá na nossa terra, para sossego das almas e preservação da propriedade, não se passa nada semelhante. . .

João Pimentel Engenheiro Lisboa, Portugal 4K

Como grafar em português correctamente a capital da Lituânia? Já vi "Vilnius" e também já vi "Vilna", esta última usada em castelhano.

Estará o termo "Vilna" mais correctamente de acordo com as regras lexicais do português? Tenho um amigo lituano que me colocou esta questão.

Vasco Silva Bioquímico Lisboa, Portugal 40K

No lista oficial de nomes do Estado Português, o nome Isis aparece sem acento. No entanto, já encontrei, em diversos dicionários e enciclopédias, este nome escrito com acento no primeiro i: Ísis. Qual das duas formas está correcta?

Thomas Gonçalves Publicitário São Paulo, Brasil 5K

Qual é a grafia correta do nome da deusa grega Niké (Vitória), em português? "Nique"? "Niqué"? "Nice?

Obrigado!

Manuel Alberto Reformado Bruges, Bélgica 10K

Gostaria de saber a pronúncia correcta da palavra laxante. Diz-se "lacsante", ou "lachante"? Tal como na palavra intoxicação, deve dizer-se "intocsicação", e não "intochicação", com "chi", ou estarei errado?

Muito obrigado.

Elias Nunes Moreira Professor aposentado Santo Tirso, Portugal 5K

Agradeço que me informem se o adjectivo "alcaidesco" existe e pode ser utilizado na frase: «Encarou-me com um olhar alcaidesco.»

Muito obrigado.