Semifluente
Se falo um idioma quase que fluentemente, posso dizer que sou "semifluente" no tal idioma? A palavra "semifluente" é aceita na língua portuguesa? Se não, há algum adjetivo similar?
A regência de aparentar-se
É correcto dizer «aparentar-se a»? Em minha opinião, a preposição correcta seria com, mas tenho encontrado a primeira forma.
Obrigada.
O significado da palavra redimensionar
Gostaria de saber se o significado da palavra redimensionar está relacionado com modificação.
Obrigada pela atenção!
A pontuação a seguir a uma citação
Deve usar-se pontuação a seguir a uma citação que no final do seu período já contenha pontuação?
Exemplo:
«De quem é aquele cão?», perguntou a mãe do Pedro.
ou
«De quem é aquele cão?» perguntou a mãe do Pedro.
Muito obrigada.
Os termos consciencialização e conscientização
Gostaria de saber qual a sua posição quanto aos termos consciencialização, termo que vi hoje pela primeira vez num texto português, e conscientização, palavra comum no Brasil e que prefiro por me ser familiar e ter uma sílaba a menos que a outra. Um dicionário brasileiro, o Aulete, não abona consciencialização, e um dicionário português registra os dois termos e diz que são sinônimos.
Muito obrigado.
Uso do verbo apoiar
É correcto dizer-se «Vinte homens apoiados por quatro viaturas»?
As viaturas apoiam os homens ou, os homens é que se apoiam nas viaturas?
Esta conversa ouve-se com muita frequência nas televisões sobretudo em relação aos bombeiros que combatem os incêndios na época de Verão.
Muito obrigado.
Contagem das sílabas métricas
A propósito de um texto de Antero, gostaria que me esclarecessem quanto ao processo de contagem das sílabas métricas.
Que/bra/da a es/pa/da /já/ ro/ta a ar/ma/du/ra...?
Si/lên/cio e es/cu/ri/dão?
Grata pela atenção prestada.
A grafia de Cafarnaum
A palavra Cafarnaum deve ser acentuada?
Tenho encontrado "Cafarnaúm" e "Cafarnaum".
Obrigado.
O sentido da expressão «vaza autorizada» (Memorial do Convento, José Saramago)
A minha dúvida é a seguinte: gostaria de saber o sentido da expressão «vaza autorizada» presente no excerto «Correu o entrudo essas ruas, (...), deu umbigadas pelas esquinas quem não perde vaza autorizada, puseram-se (...)», que por sua vez se encontra no 3.º capítulo da obra Memorial do Convento, de José Saramago.
Obrigado pelo vosso tempo.
As palavras dermatofagia e tricofagia
Não consigo encontrar nos dicionários de português os termos "dermatofagia" (que, no meu entender, é o hábito de roer as peles, normalmente dos dedos?) e "tricofagia" (que, no meu entender, é hábito de comer os cabelos?). Penso que estas palavras ("dermatofagia" e "tricofagia"), quanto à sua construção etimológica, estão correctas, mas gostaria de saber o vosso parecer, visto que não estão ainda dicionarizadas.
Muito grato.