Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Francisca Mendes Estudante Leiria, Portugal 6K

Estou a desenvolver um trabalho e surgiu uma questão relacionada com a palavra máscula.

Esta palavra existe?

José Matos Silva Professor Lisboa, Portugal 7K

Em traduções de documentos estrangeiros, em particular, documentos provenientes da Comissão Europeia, quanto à palavra inglesa guidelines, tenho visto indistintamente as expressões "Linhas Directrizes", "Linhas Orientadoras", "Linhas de Orientação", "Guia" ou "Manual". Pretendia saber qual destas, ou outras, expressões é a mais apropriada.

Obrigado.

Diógenes Nunes Silva Bacharel em Direito Ibirité, Brasil 6K

O substantivo andarilho é biforme, sendo o feminino andarilha, ou comum de dois gêneros, sendo o feminino «a andarilho»?

Rui Gustavo Jornalista Lisboa, Portugal 3K

Qual é o superlativo absoluto sintético de solitário? "Solitaríssimo"?

Luís Monteiro Estudante Coimbra, Portugal 15K

Gostaria de saber, por mera curiosidade, qual é a origem da palavra presente, quando pretende significar actual ou actualidade.

Muito obrigado.

João Guerreiro Funcionário público Faro, Portugal 22K

Diz-se que determinada doença é "contagiosa", ou que é "contagiante"?

Maria Ferreira Professora Vila Real, Portugal 3K

Verbo suprir (presente do indicativo): Eu "supro"; tu "sopres"; Ele "sopre"; Nós "suprimos"; Vós "supris"; Eles "soprem".

É assim que se conjuga?

Rafael Silva Desempregado Vila Nova de Gaia, Portugal 46K

Qual é a expressão correta? «Ficar com os louros», ou «ficar com os logros»?

Desde já agradeço a vossa resposta.

Joaquim Moreira Bibliotecário Vila das Aves, Portugal 5K

Gostaria que me dessem a definição da palavra finissecular e me dessem uma explicação por a palavra ser reconhecida e não aparecer nos dicionários.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Manuel Barros Professor Viana do Castelo, Portugal 8K

Gostaria de saber como se pronuncia o plural e o feminino de corço; se é "Côrças" ou "córças" e se é "côrça" ou "córça", respectivamente.

Obrigado!