Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Eduardo Esteves Informático reformado Almada, Portugal 6K

Provavelmente devido à idade avançada adapto-me mal a modernos usos de linguagem. Já foi o caso do "dia solarengo" em vez de "soalheiro", agora, se alguém me diz estar num ambiente "solarengo", eu não sei se está na praia ou num solar... Deixa pra lá!... Hoje, passados os incêndios, descobri porque é tão difícil apagar fogos florestais!... É que em vez de "heli-tanques" ou "aero-tanques" enviam "bombardeiros"!?... Solicito a vossa opinião quanto a esta nova evolução, muito dinâmica, em uso por toda a comunicação social...

Muito agradecido.

Paulo Teixeira Publicitário Manaus, Brasil 162K

É comum nas histórias em quadrinhos vermos o uso da repetição de sinais de pontuação como forma de realçar e dar força dramática aos textos. Por exemplo, vários pontos de exclamação ou pontos de interrogação indicando espanto, surpresa etc. Às vezes esses dois sinais são usados juntos: «Como??!» Geralmente são em número de três. No momento, não lembro de ter visto esse recurso usado na literatura mais "tradicional". Por isso, pergunto se a gramática trata disso, e particularmente se há regras quanto ao número de repetições dos sinais.

Paulo Geraldes Advogado Almada, Portugal 19K

Como é correcto escrever a(s) seguinte(s) palavra(s):

— "Contra-ordenação", ou "contraordenação"?

— "Direito contra-ordenacional", ou "Direito contraordenacional"?

Agradecido.

Gilberto de Andrade Gaia Publicitário/radialista Ibaté, Brasil 24K

Por gentileza: devo escrever «financiado em até 72 meses», ou «financiado até 72 meses»?

Grato pela ajuda!

Miguel Rocha Empresário Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de, em primeiro lugar, felicitá-los a todos pelo excelente trabalho que aqui desenvolvem.

As aspas são muitas vezes utilizadas com uma intenção claramente pejorativa ou depreciativa. Utilizam-se as aspas frequentemente para rebaixar, diminuir ou desprezar aquilo que se está a retratar.

Como nos seguintes exemplos:

– «Fulano tal vinha acompanhado da sua "amiga"», podendo aqui "amiga" significar, por exemplo, a sua amante.

– «Sicrano recebeu aquilo que se pode chamar de um "prémio de mérito"», significando a expressão entre aspas, muito possivelmente, qualquer coisa como um suborno, uma recompensa pela sua actuação à margem da lei ou qualquer coisa do género.

Esta é a ideia que tenho e gostaria que me confirmassem se é correcta. Gostaria, ainda, e se possível, que me explicassem um pouco melhor o porquê de se ter criado esta forma de discurso, ou o porquê do uso das aspas em situações destas.

Obrigado.

António Madeira Tradutor Leiria, Portugal 9K

Surgiu-me recentemente uma dúvida que achei pertinente o suficiente para recorrer uma vez mais ao Ciberdúvidas.

Eclodir significa «aparecer; surgir; rebentar; desabrochar», mas numa situação em que um pinto sai da casca, qual o elemento que eclode: o ovo, ou pinto? Suponho que ambos possam eclodir, mas estarei correcto?

Obrigado uma vez mais.

Thiago Silva Estudante São Paulo, Brasil 4K

Gostaria de saber a grafia correta de "milionário" é "milionário" mesmo, ou poderia ser "milhonário".

Já encontrei em vários sites "trilhonário" também, por isso a dúvida.

Se for "milionário" somente, será "trilionário", certo?

Obrigado!

Antóvila Lima da Silva Militar Brasília, Brasil 21K

Tenho pesquisado e até hoje não encontrei (dicionários, glossários, VOLP, etc.) a grafia correta da palavra: "lavajato", "lava-jato", "lava jato" ou "lava a jato" ("lava-a-jato")? Se preferir outra opção, devo usar "lavarrápido", "lava-rápido" ou "lava rápido"? Claro que em conformidade com a nova ortografia.

Fernanda Abrantes Professora Lisboa, Portugal 208K

Na linguagem popular, quais os nomes dados aos dedos das mãos? Exemplo: "fura-bolos", "mata-piolhos"...

António Alba Advogado Figueira da Foz, Portugal 10K

Por favor, estou com dúvidas em relação a três frases e, uma vez que o vosso site me tem sido útil e esclarecedor todas as vezes que necessito, tomei a liberdade de pedir a vossa atenção.

Como é que é correcto dizer-se:

«Mesmo que assim não fosse», ou «mesmo se assim não fosse»?

«Metemo-nos por uma rua», ou «metemo-nos numa rua»?

«Estávamos de acordo em como as nossas misérias já nos chegam», «estávamos de acordo que as nossas nossas misérias já nos chegam», ou nenhuma está correcta?

Muito obrigado.