Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Carlos Tavares Estudante Sintra, Portugal 10K

Escreve-se "Cancun", ou "Cancún", a cidade turística mexicana?

Obrigado.

Cátia Sofia Estudante Lisboa, Portugal 8K

Gostaria de saber em que grau se encontra o adjectivo extraordinário numa frase como a seguinte: «A moradia era extraordinária.» Será o grau normal, ou o superlativo absoluto?

Leonor Abecasis Tradutora Lisboa, Portugal 4K

Já pesquisei, mas não encontrei. Qual a grafia correcta de "duramáter", "piamáter" e "aracnoideia"? Tenho encontrado (e usado, porque sou má a optar quando não sei as razões) todas as formas possíveis.

Obrigada.

Esperança Guimarães Professora Porto, Portugal 14K

Gostaria de saber como fazer a translineação das seguintes palavras: coordenação, dezoito e biblioteca.

Muito obrigada.

Eduardo Esteves Informático reformado Almada, Portugal 6K

Provavelmente devido à idade avançada adapto-me mal a modernos usos de linguagem. Já foi o caso do "dia solarengo" em vez de "soalheiro", agora, se alguém me diz estar num ambiente "solarengo", eu não sei se está na praia ou num solar... Deixa pra lá!... Hoje, passados os incêndios, descobri porque é tão difícil apagar fogos florestais!... É que em vez de "heli-tanques" ou "aero-tanques" enviam "bombardeiros"!?... Solicito a vossa opinião quanto a esta nova evolução, muito dinâmica, em uso por toda a comunicação social...

Muito agradecido.

Paulo Teixeira Publicitário Manaus, Brasil 164K

É comum nas histórias em quadrinhos vermos o uso da repetição de sinais de pontuação como forma de realçar e dar força dramática aos textos. Por exemplo, vários pontos de exclamação ou pontos de interrogação indicando espanto, surpresa etc. Às vezes esses dois sinais são usados juntos: «Como??!» Geralmente são em número de três. No momento, não lembro de ter visto esse recurso usado na literatura mais "tradicional". Por isso, pergunto se a gramática trata disso, e particularmente se há regras quanto ao número de repetições dos sinais.

Paulo Geraldes Advogado Almada, Portugal 19K

Como é correcto escrever a(s) seguinte(s) palavra(s):

— "Contra-ordenação", ou "contraordenação"?

— "Direito contra-ordenacional", ou "Direito contraordenacional"?

Agradecido.

Gilberto de Andrade Gaia Publicitário/radialista Ibaté, Brasil 25K

Por gentileza: devo escrever «financiado em até 72 meses», ou «financiado até 72 meses»?

Grato pela ajuda!

Miguel Rocha Empresário Lisboa, Portugal 9K

Gostaria de, em primeiro lugar, felicitá-los a todos pelo excelente trabalho que aqui desenvolvem.

As aspas são muitas vezes utilizadas com uma intenção claramente pejorativa ou depreciativa. Utilizam-se as aspas frequentemente para rebaixar, diminuir ou desprezar aquilo que se está a retratar.

Como nos seguintes exemplos:

– «Fulano tal vinha acompanhado da sua "amiga"», podendo aqui "amiga" significar, por exemplo, a sua amante.

– «Sicrano recebeu aquilo que se pode chamar de um "prémio de mérito"», significando a expressão entre aspas, muito possivelmente, qualquer coisa como um suborno, uma recompensa pela sua actuação à margem da lei ou qualquer coisa do género.

Esta é a ideia que tenho e gostaria que me confirmassem se é correcta. Gostaria, ainda, e se possível, que me explicassem um pouco melhor o porquê de se ter criado esta forma de discurso, ou o porquê do uso das aspas em situações destas.

Obrigado.

António Madeira Tradutor Leiria, Portugal 9K

Surgiu-me recentemente uma dúvida que achei pertinente o suficiente para recorrer uma vez mais ao Ciberdúvidas.

Eclodir significa «aparecer; surgir; rebentar; desabrochar», mas numa situação em que um pinto sai da casca, qual o elemento que eclode: o ovo, ou pinto? Suponho que ambos possam eclodir, mas estarei correcto?

Obrigado uma vez mais.