Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Virgínia Neumann Revisora São Bento do Sul, Brasil 50K

Está correta a expressão «em aberto»?

Exemplo de frase: «A vaga está em aberto.»

Nélson Virgínia Rafael Jurista Maputo, Mocambique 138K

Diz-se «comparecer no escritório», ou «comparecer ao escritório»?

Carlos Barros Estudante Fafe, Portugal 15K

É mais correcto dizer-se "omelete", ou "omolete"? Já agora, pastelão na minha terra (no distrito de Braga) é uma palavra equivalente para se pedir uma omelete. Do ponto de vista linguístico, será uma omelete o mesmo que um pastelão?

Desde já muito obrigado.

Pedro Rodrigues Professor Lisboa, Portugal 47K

Tenho visto nos meios de comunicação (jornais, revistas, televisão) adjetivos com maiúscula quando se referem a nacionalidades. Por exemplo: «O atleta Português ficou em primeiro lugar» ou «Presidente Francês desce nas sondagens». O novo Acordo Ortográfico trouxe alguma alteração nesse sentido?

Obrigado pela atenção.

Brito Costa Neto Secretário de direcção Luanda, Angola 10K

Em que circunstância devo usar as frases: «pelo respeito que eu lhe mereço» ou «pelo respeito que ele me merece»?

Kathu Guedes Advogada Presidente Prudente, Brasil 22K

Diante a expansão de lojas que vendem brigadeiros no mercado, qual a grafia correta, "brigaderia", ou "brigadeiria"?

Obrigada.

Emanuel Rosa Aposentado Lisboa, Portugal 12K

Dá-se o nome de flamenco à música e dança populares andaluzas, com raízes ciganas, que são acompanhadas de guitarras e palmas. Quando me quero referir a esta guitarra, devo dizer «a guitarra flamenca», ou «a guitarra flamenga»?

Alexandre Araújo Tradutor Rio de Janeiro, Brasil 3K

Gostaria de saber o gentílico de Sena (Itália).

Desde já, muito obrigado!

Filipa Carvalho Documentalista Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber porque não consigo encontrar a palavra videoanalista registada em nenhum dicionário... Se videoartista, videoconferência, videoaula, videoarte existem enquanto palavras compostas, porque não existe videoanalista? A lógica de composição da palavra não é a mesma? Estamos perante o prefixo de origem latina video- (ou é um anglicismo?), que se aglutina com a palavra analista. Estou correta?

Agradecia muitíssimo se me puderem dar uma ajuda.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 8K

Examine-se a seguinte frase:

«O professor foi veementemente criticado por seu melhor amigo, que sou eu mesmo.»

Parece-me que a concordância está correta: o verbo ser concordando com o predicativo representado pelo pronome pessoal eu.

No entanto, nesta outra frase, com uma locução verbal: «O professor foi veementemente criticado por seu melhor amigo, que vem [venho?] a ser eu mesmo», parece ser a concordância na terceira pessoa a mais indicada.

Gostaria de um comentário a respeito, o qual desde já agradeço.