O significado do adjectivo ágrafo
Li a expressão «a fase ágrafa da criança», mas não consegui encontrar o significado do adjectivo; pelo contexto, depreendi que poderia ser a fase anterior à grafia, isto é, ao estado em que a criança ainda não sabe escrever; estarei certa?
Será possível esclarecer-me sobre o significado de ágrafa?
Obrigada.
A grafia de Cancún (México)
Escreve-se "Cancun", ou "Cancún", a cidade turística mexicana?
Obrigado.
O grau do adjectivo extraordinário
Gostaria de saber em que grau se encontra o adjectivo extraordinário numa frase como a seguinte: «A moradia era extraordinária.» Será o grau normal, ou o superlativo absoluto?
Duramadre ou dura-máter, pia-madre ou pia-máter e aracnóide
Já pesquisei, mas não encontrei. Qual a grafia correcta de "duramáter", "piamáter" e "aracnoideia"? Tenho encontrado (e usado, porque sou má a optar quando não sei as razões) todas as formas possíveis.
Obrigada.
A translineação das palavras coordenação, dezoito e biblioteca
Gostaria de saber como fazer a translineação das seguintes palavras: coordenação, dezoito e biblioteca.
Muito obrigada.
Bombardeiros e aerotanques
Provavelmente devido à idade avançada adapto-me mal a modernos usos de linguagem. Já foi o caso do "dia solarengo" em vez de "soalheiro", agora, se alguém me diz estar num ambiente "solarengo", eu não sei se está na praia ou num solar... Deixa pra lá!... Hoje, passados os incêndios, descobri porque é tão difícil apagar fogos florestais!... É que em vez de "heli-tanques" ou "aero-tanques" enviam "bombardeiros"!?... Solicito a vossa opinião quanto a esta nova evolução, muito dinâmica, em uso por toda a comunicação social...
Muito agradecido.
A etimologia da palavra crise
Qual a etimologia da palavra crise?
O uso da repetição de sinais de pontuação
É comum nas histórias em quadrinhos vermos o uso da repetição de sinais de pontuação como forma de realçar e dar força dramática aos textos. Por exemplo, vários pontos de exclamação ou pontos de interrogação indicando espanto, surpresa etc. Às vezes esses dois sinais são usados juntos: «Como??!» Geralmente são em número de três. No momento, não lembro de ter visto esse recurso usado na literatura mais "tradicional". Por isso, pergunto se a gramática trata disso, e particularmente se há regras quanto ao número de repetições dos sinais.
Contraordenação e contra-ordenação
Como é correcto escrever a(s) seguinte(s) palavra(s):
— "Contra-ordenação", ou "contraordenação"?
— "Direito contra-ordenacional", ou "Direito contraordenacional"?
Agradecido.
O significado e a origem da expressão «deixar cair o tapete»
Venho por este meio solicitar a vossa colaboração para a definição e origem, caso seja possível, da expressão «deixar cair o tapete».
A expressão foi utilizada numa conversa, do seguinte modo: «não deixas cair o tapete». Devido ao contexto, entendi como elogio, mas fiquei curioso quanto ao significado.
Grato por toda a atenção que puderem dispensar, subscrevo-me com os melhores cumprimentos.
