Sobre a palavra meio-dia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sobre a palavra meio-dia

O que significa «emprego absoluto» da palavra meio-dia, no seguinte passo das regras de uso da letra maiúscula inicial do Acordo Ortográfico: «... Meio-Dia, pelo sul da França e de outros países...» (Base XIX, 2.º, g). Como é possível empregar Meio-Dia no lugar de «sul da França»? Que relação há entre esses termos?

Reydilson Mattos Advogado Manaus, Brasil 3K

Significa que a palavra funciona como nome designativo de uma região. Opõe-se a relativo, dado que este emprego dos pontos cardeais pressupõe um ponto de referência, o eixo norte-sul da agulha da bússola.

Meio-Dia designa a zona sul de França porque o Sol do meio dia solar designa sempre o sul, no hemisfério norte, acima do trópico de Câncer.

 

N.E. – E há, ainda, o termo meio-dia, igualmente com hífen, sendo o plural meios-dias,  equivalente  a 12 horas – ou seja, «o momento que divide o dia civil em duas partes iguais». Cf. Textos Relacionados com outros casos de compostos com o advérbio meio.

Ana Martins
Classe de Palavras: substantivo