Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Márcia Tavares Pinheiro Enfermeira perioperatória Guadalajara, México 13K

Gostaria de saber se os adjetivos terminados em -ês têm alguma regra para o feminino.

Há outros casos como o do adjetivo cortês?

Fico no aguardo da resposta.

Muito obrigada.

Maria Rosilda Lopes Assistente de revisão Brasília, Brasil 14K

A minha dúvida encontra-se nas frases «Tenho grande satisfação de passar-lhe às mãos a publicação Carta Mensal». O verbo passar é regido pela preposição a? Não seria correta a frase: «Tenho grande satisfação de passar às suas mãos a publicação Carta Mensal»?

Gostaria de uma explicação do mestre quanto ao uso do lhe nas mais variadas situações. Fico aguardando suas explicações.

Agradeço muito e parabenizo-o pelo site.

Francisca Santos Professora Aveiro, Portugal 12K

Num livro de estudo de preparação para exame nacional é feita a diferenciação entre oração justaposta assindética e oração justaposta por justaposição. Para a primeira é dado o exemplo «Cheguei a casa, vi televisão, conversei com os meus pais e fui dormir»; para o segundo, «A mãe chegou: a casa estava toda desarrumada.» As duas frases têm em comum o facto de não possuírem qualquer conjunção a unir as orações, por isso classificá-las-ia de orações coordenadas assindéticas. A minha questão é: tendo como base os exemplos referidos, como diferenciar a oração coordenada assindética da oração coordenada por justaposição?

Grata pela atenção disponibilizada.

Clarissa Rosas Arquitecta/estudante de Tradução João Pessoa, Brasil 3K

Tenho tentado descobrir, sem sucesso, um verbo que englobe o significado de «acreditar erroneamente». Quero dizer com um único verbo que alguém acredita em determinada coisa, mas que essa crença está equivocada. Por exemplo: «Ele acredita, erroneamente, que eu não irei à festa.»

Agradeço desde já!

Cristina Cruz Secretária Figueira da Foz, Portugal 4K

Gostaria que me informassem sobre o seguinte: valor do hífen em compostos e derivados. Que efeito semântico provoca?

Jacqueline Macalão Estudante Porto Alegre, Brasil 2K

Gostaria de entender melhor as discrepâncias na classificação e/ou nos exemplos de verbos designativos. Gostaria também de exemplos com a explicação.

Muitíssimo grata.

Cassandra Rodrigues Estudante Niterói, Brasil 3K

Por que se considera o discurso oral agramatical? Labov argumenta que a agramaticalidade do discurso oral é apenas superficial, gostaria que me explicassem essa posição e a diferença com outras posições que consideram o discurso oral agramatical.

Gustavo de Andrade Rocha Estudante Rio de Janeiro, Brasil 1K

Qual é o significado e a origem do dito popular «Barba não é documento»?

Ney de Castro Mesquita Sobrinho Vendedor Campo Grande, Brasil 3K

Qual é o gentílico de Riade, capital da Arábia Saudita, se é que ele existe?

Muito obrigado.

Sílvia Gomes Estudante Funchal, Portugal 8K

Gostaria que me pudessem ajudar sugerindo um tema para um trabalho que tenho de fazer acerca dos falares da ilha da Madeira (linguística madeirense). Pensei trabalhar na parte da semântica, mas não sei o que fazer dado que também não disponho de muito tempo para pesquisas muito profundas.

Agradeço a sua ajuda.