Vocabulário galego no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Vocabulário galego no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

Gostaria de saber onde posso encontrar o léxico galego admitido há pouco no léxico português, se for possível uma listagem exaustiva; também gostaria de saber dalgum dicionário escrito na norma nova e que inclua o léxico galego.

Poderiam dar-me uns quantos exemplos?

Muito obrigado.

Joao Gabriel Molinelli Rivadulha Estudante Corunha, Espanha 3K

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Porto Editora, inclui vocábulos galegos, sem identificação de proveniência. Quanto a dicionários portugueses que apliquem o novo acordo ortográfico, noto que nos impressos  – conheço o Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, os novos dicionários da Texto Editora – não há registo de galeguismos; no entanto, no Dicionário da Língua Portuguesa Priberam (em linha), acolhem-se palavras galegas (caso de lôstrego, «relâmpago», e brêtema, «nevoeiro»). Mas existir uma lista separada desse vocabulário publicada em Portugal, não existe; é na Galiza que ela está disponível, com o título Léxico da Galiza para ser integrado no Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, ao que parece, numa edição da Academia Galega da Língua Portuguesa.

Carlos Rocha