Gostaria de obter um esclarecimento sobre as seguintes frases:
Diz-se: «converter caixas em toneladas», ou «converter caixas para toneladas»?
Diz-se: «alterar função de determinado assunto», ou «alterar em função de determinado assunto»?
Existe alguma abreviatura pré-definida para a palavra assinatura, ou, seguindo as regras de translineação, deverá ser "As." ou "Assi."? E "Ass." como normalmente encontramos nos nossos documentos?
Muito obrigada pela vossa atenção.
Deve dizer-se «ferida narcísica», ou «ferida narcisista»?
Muito obrigada.
Quando se pergunta: «De que cor é esta cadeira?», a resposta mais correcta é certamente: «Esta cadeira é castanha» (por exemplo). No entanto, se a questão for redigida da seguinte forma: «Indica a cor desta cadeira», a resposta mais correcta já será: «Castanha», ou continua a prevalecer a resposta referida anteriormente? É minha opinião que esta segunda questão não pede uma resposta completa, ao contrário da primeira. Estarei certo, ou errado? Era sobre isto que queria saber a vossa opinião, pois aquilo que a maior parte das pessoas que me rodeiam me têm dito é precisamente o contrário daquilo que penso.
Grato pela atenção.
Um dos meus colegas de trabalho utiliza com frequência o verbo permitir com o significado de «ceder algo/enviar algo».
Exemplo: «A senhora nos permite uma cópia do documento?» — solicitando a alguém que nos encaminhe determinado documento.
Nunca havia me deparado com esse uso para o verbo permitir. É correto utilizá-lo dessa maneira?
Muito obrigada.
O que significa a expressão «o último dos moicanos».
Na minha opinião, penso que se refere a uma pessoa que ainda está agarrada a uma determinada posição apesar de todos os seus companheiros já terem adoptado uma outra.
Gostaria que me confirmassem este meu entendimento.
Obrigado.
Andam escrevendo «fulano irá palestrar numa Faculdade».
Está certo isso? A meu ver é «irá proferir palestra na Faculdade de...».
Qual é o diminutivo da palavra pipa (papagaio de papel)? As formas pipinha e pipazinha estão corretas?
Sobre a frase «Brinca e serás criança», trata-se de uma frase do tipo declarativo, ou imperativo? Penso que se trate de uma frase declarativa, uma vez que a segunda oração expressa algo sobre a realidade, logo, toda a frase expressa algo sobre a realidade, o que é a definição de frase declarativa. A frase dada é até equivalente a: «Se brincares, serás criança.»
Tenho notado o uso do verbo submeter e do substantivo submissão frequentemente em mensagens sobre projetos científicos, em expressões como «prazo de submissão do projeto» ou frases como «o prazo para submeter o artigo está terminando». A única explicação em que consigo pensar é influência da língua inglesa to submit, pois nos dicionários em que procurei não há nenhum registro do uso de submeter nesse sentido.
Obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações