O significado da expressão «às três é de vez»
Eu estaria muito agradecida se me podia responder qual é o significado do provérbio «às três é de vez».
Obrigada!
Acerca do verbo devastar
Agradeço esclarecimento quanto à existência em português do verbo devastar e seus derivados — devastado —, que vejo ser utilizado verbalmente (e não só). Ou é apenas mais um anglo-saxonismo («I´m devastated!»)?
Adicionalmente, e caso ainda não faça parte do léxico português, quais os termos que podem ser usados em sua substituição? Dizimar, arrasar... são os que ocorrem neste momento.
Obrigado.
O significado de forfetário
O que significa «caráter forfetário do salário»?
«Caneta de feltro» = marcador
Como se deve dizer?
«Canetas de feltro», ou «canetas de filtro»?
O significado da palavra comunicar
Gostaria de saber o significado da palavra comunicar.
O significado da expressão «estar na calha»
O que significa exactamente a expressão «estar na calha»?
Ex.: «O próximo álbum dos Toranja está na calha.»
Obrigado!
A concordância de género com «Vossa Majestade»
Após ler com cuidado a resposta Concordância com «a gente», surgiu uma dúvida: se o referente extralinguístico de «sua majestade» fosse um homem, o que lhe deveria dizer num bom português «Sua Majestade está louca»? A língua portuguesa não permite a silepse de género?
De antemão, agradeço-lhes a sua douta resposta.
A etimologia da palavra boticão
Qual a etimologia da palavra boticão?
A diferença entre apocalipse e profecia
Gostaria que me informasse qual a diferença entre apocalipse e profecia.
Triagem e triar
Gostaria de saber se há algum verbo correspondente ao substantivo triagem. Vi, nas vossas respostas anteriores, que recomendam as expressões selecção ou escolha, por exemplo, como sinónimos. Porém, estou a referir-me à triagem realizada em contexto hospitalar, que se refere a uma avaliação inicial (screening) para orientação de um diagnóstico. Podemos estar a "triar" os doentes?
Agradeço desde já a vossa ajuda e congratulo-vos pelo excelente trabalho que realizam.
