A abreviatura ass. está descrita como correspondente a assimilação no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras e no VOLP da Porto Editora. Nestas obras, a abreviatura de assinado é a., que o Dicionário Houaiss também regista: «[a.] abrev. de aceite, 1alfa, alteza, 2alto ('contralto'), aprovado/a(s), assinado/a(s), augusto, austral, autor/a(s).1 Mas a verdade é que, na documentação produzida em Portugal, se observa o emprego recorrente de "ass." como abreviatura de assinado. Porque não aceitá-la, mais a mais que, como abreviatura de assimilação, só ocorre em contextos mais especializados (por exemplo, linguística).2
1 Os algarismos permitem homónimos no dicionário em referência; p. ex., «1alfa, "primeira letra do alfabeto grego"» vs 4alfa, "esparto"».
2 «[Assimilação] tipo de modificação que um fonema sofre por estar em contato com um fonema vizinho, do qual adquire traços articulatórios e ao qual se torna mais semelhante; co-articulação [Representa economia de movimentos articulatórios e desempenha papel importante na mudança linguística]» (Dicionário Houaiss).