DÚVIDAS

«Fiambre da perna extra»
Será que este porco tinha uma perna a mais, a extra, de onde se tirou o fiambre? Será alguma raça de porcos que eu não conheço? Serão porcos transgénicos? Recentemente passou na televisão um anúncio sobre este tipo de fiambre em que explicavam os cuidados extra que tinham com a produção deste fiambre, obtendo-se assim um produto de qualidade superior a que chamaram «fiambre extra». Fiquei muito mais descansada por saber que extra era a qualidade do fiambre e não a perna do porco, porque, da forma como é dito, imagens de porcos com cinco pernas surgem imediatamente na minha imaginação… e não são imagens bonitas! Qual é então a forma correcta: «fiambre da perna extra», ou «fiambre extra da perna»?
Sobre rimas
Ouvi em uma música uma rima diferente. Para mim, não se trata de rima rica ou rara. Tenho chamado de rima sofisticada, pois rima uma palavra com a sonoridade de duas palavras unidas que estão em versos diferentes. A música se chama Drumemeis, de autoria de Zeca Baleiro. Precisa de ser ouvida para que se compreenda o que quero dizer. Tonho de Zefa endoidou, tomou um êxtase e ficou metido a besta, se ferrou, foi prò xadrez Aqui, êxtase rima com a sonoridade de «besta/ se». Como classificariam esta rima? Não me lembro de ter ouvido ou lido nada parecido. Existem outros exemplos?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa