Sobre o tratamento para a realeza
Tenho visto várias vezes em livros o uso do tratamento tu para a realeza. Gostaria de saber se é errado, ou se é possível utilizar esta forma de tratamento em vez vós.
A origem dos topónimos Alqueidão e Espinheiro (S. Salvador de Ílhavo)
A freguesia de S. Salvador de Ílhavo tem, entre outros, dois lugares chamados de Alqueidão e Espinheiro. Qual a possível origem desses nomes?
O uso do advérbio algures
Utiliza-se frequentemente a palavra algures para identificar acontecimentos no tempo, como, por exemplo, em expressões do género “algures no ano passado”, “algures em Junho” ou “algures no Verão”.
Todos os dicionários que consultei apontam para que a palavra algures apenas deva ser utilizada como referência a um determinado espaço.
Já que existem outras palavras utilizadas indiscriminadamente no âmbito das duas dimensões, espaço e tempo, altura («a determinada altura») ou passo («passo a passo»), por exemplo, seria incorrecto utilizar algures nos contextos acima referidos?
Que alternativas igualmente práticas me podem sugerir?
«Advogado estagiário»
A minha questão está relacionada com a utilização do hífen na expressão "advogado-estagiário".
Em textos jurídicos é raro aparecer o hífen a separar as duas palavras, mas a verdade é que também é comum a sua utilização em muitas outras ocasiões. Qual a forma "correcta"?
As abreviaturas dos meses dos anos segundo o novo Acordo Ortográfico
Com o novo Acordo Ortográfico, os nomes dos dias dos meses passaram a escrever-se em minúsculas. E as abreviaturas passam igualmente a grafar-se em minúsculas?
Já agora: qual é a abreviatura de março, de maio e de junho (uma vez que a dos restantes meses não oferece dúvidas: janeiro/jan., fevereiro/fev., abril/abr., julho/jul., agosto/ago., setembro/set., outubro/out., novembro/nov., dezembro/dez.)?
Regências de verbos e de nomes
Prezados senhores, gostaria que me esclarecessem as seguintes dúvidas:
Já li: «lançar um olhar restrospectivo para» e «lançar um olhar restrospectivo a». Qual das duas é correta? O mesmo em relação a: «entre o período de 6 a 9 de setembro» ou «entre o período de 6 e 9 de setembro». Qual das duas é a correta?
Por vezes, tenho lido esta expressão para designar o começo de algo: «Dar os primeiros passos de existência.» É correto o emprego desta expressão? Caso o seja, diz-se «da existência», ou «na existência»?
Meu muito sincero obrigado
Ainda a função de se
A análise feita na consulta A função de se na frase «Um ruído se fez ouvir» também se aplica a frases tais como: «Eu me fiz entender»; «nós nos fizemos entender»? Me e nos seriam então pronomes apassivantes?
Obrigado.
O uso de @ para marcar o género de palavras
Tem sido comum, principalmente na Internet, o uso de @ para identificar palavras que marcam o masculino e feminino. Este uso pode ser considerado correto e aceito pela «língua culta»?
Sobre a flexão de emissor e recetor
Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: as palavras emissor e recetor têm feminino? Poderei dizer: «Anne Frank é a emissora, e a sua amiga é a recetora»? Normalmente, utiliza-se emissora como «emissora de rádio»...
Obrigada.
Valor condicional do imperfeito
Qual é a frase correta? «Deveria ter um link», ou «devia ter um link»?
