Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Yara Diogo Estudante Luanda, Angola 14K

Como fazer a transcrição fonética estreita e alargada das vogais e consoantes?

Andreia Pereira Estudante Covilhã, Portugal 4K

Olá! Entre pesquisas na Internet, acabei por me deparar com o vosso site, e a minha questão penso que lançará um bom desafio:

Eu chamo-me Andreia Filipa da Silva Coucho Pereira; sim, exactamente, Coucho. A minha dúvida seria a origem da palavra e se existe mais alguém com este apelido, o mais longe que eu cheguei foi ao meu bisavô, pai da minha avó paterna.

Enfim, tenho uma profunda curiosidade acerca do meu apelido, Pereiras há muitos, Silvas, aos pontapés, agora uma pessoa com este apelido não conheço.

Maria José Ribeiro Reformada Porto, Portugal 20K

Agradecia o favor de mais uns esclarecimentos. Sei que feijão-verde leva hífen pelo Novo Acordo Ortográfico. Alho-francês, feijão-preto, feijão-vermelho e feijão-branco seguem a mesma regra? E pequeno-almoço? Já tentei o conversor ortográfico, mas não esclareceu. Muito obrigada antecipadamente.

José Moreira Aposentado Porto, Portugal 10K

É vulgar as pessoas, quando é o caso, se referirem aos ex-cônjuges com a expressão «meu ex-marido» ou «minha ex-mulher».

Ora, julgo que o prefixo ex- indica a "descontinuação" de uma situação. No entanto, ditas daquela forma, as expressões parecem-me incorrectas, já que indicam a continuação da posse.

Pergunto, pois, se não seria mais correcto dizer-se «a ex-minha mulher» ou «o ex-meu marido».

Já agora: o termo descontinuação, ultimamente muito usado na informática, está correcto? Não seria preferível suspensão ou cancelamento?

Lino Pereira Designer gráfico Santa Maria da Feira, Portugal 17K

Como devo apresentar versos, graficamente: em texto corrido?; é com separador /? E se houver mudança de linha no fim de um verso, devo colocar a / nas duas linhas, ou só no início da linha seguinte?

A. Alberto Consultor Lisboa, Portugal 8K

Qual a diferença (escrita e fonética) da palavra molho (em molho de gravetos/espigas) e molho (molho de limão/mostarda/soja)?

Elisabete Cataluna Formadora Beja, Portugal 7K

À luz do novo acordo ortográfico, o prefixo anti une-se sempre à palavra que antecede, excepto se esta iniciar com h ou com a mesma letra com que acaba o prefixo. Contudo, segundo averiguei, a palavra anti-stress continua a escrever-se com hífen. Porquê? Compreendo que seria impensável, em português, aceitar "antisstress", mas creio que poderia ser aceitável "antistress".

Elsa Dantas Professora Funchal, Portugal 61K

Com o acordo ortográfico, a palavra sócio-afectivo passa a socioafetivo?

Virgínia Palma Coordenadora editorial Lisboa, Portugal 34K

Quando referimos «Alçado Norte», «Ala Nascente», o ponto cardeal deverá ser em maiúscula, ou minúscula? Sabendo que se referem a locais concretos de algo que estamos a falar.

Jorge Rodrigues Empresário Bragança, Portugal 27K

As minhas dúvidas têm o verbo intervir como tema:

1.ª pergunta: Como está correto dizer: «Eu tenho intervido em vários negócios», ou será «Eu tenho intervindo em vários negócios»?

2.ª pergunta: «Eu venho intervindo em vários negócios», ou o correto será «Eu venho intervido em vários negócios»?