Entre as diferentes obras consultadas, apenas o Dicionário Onomástico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (2003), contempla a existência de coucho. A palavra é indicada como um possível apelido e surge na página 514 de Descobrimentos Portugueses, Documentos para a Sua História, publicados e prefaciados por João Martins da Silva Marques, como apelido de Gonçallvez Leca [sic] de Coucho.
Quanto à etimologia da palavra, não encontrámos registo do termo, mas no Dicionário Etimológico Nova Fronteira, de Antônio Geraldo Cunha, temos a palavra cocho, de origem discutível, com os seguintes significados: «tabuleiro para conduzir cal amassada», «caixa onde gira a mó dos amoladores» e «tipo de vasilha para uso do gado». No Brasil, em certas regiões, é também o nome de uma viola de cinco cordas, segundo o Dicionário Houaiss (2009).
É de admitir ainda que coucho poderá ter origem numa outra língua como, por exemplo, o castelhano (espanhol) ou o galego. Por outro lado, não é de excluir a possibilidade de o nome Coucho ter tido outras representações ao nível ortográfico (por exemplo, coxo).
Ainda sobre a existência e o uso da palavra no português europeu, embora esta não seja reconhecida pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de João Malaca Casteleiro (2010), ou pelo Vocabulário Ortográfico do Português, o certo é que, se a nossa consulente passar por algumas aldeias da Beira Baixa, em Portugal, e, estando com sede, pedir um pouco de água, poderá ser-lhe estendida uma concha de cortiça e ser-lhe dito: «Ide com o coucho ali à fonte, e a sede passa-lhe em boa hora.»
Quanto à pergunta se haverá outros Couchos por esse mundo fora, talvez o Ciberdúvidas possa trazê-los a si através desta resposta...
N. E.: Como referem Cintra e Cunha, a pronúncia da africada palatal [ʧ] – o som que pronunciamos no início do nome do compositor Tchaikovsky – corresponde à representação gráfica <ch> e ocorre na maior parte dos dialetos portugueses setentrionais. Nalgumas aldeias da Beira Baixa, também se verifica a ocorrência deste segmento.