Vim aqui para tirar uma breve dúvida sobre uma expressão, quanto à sua classificação morfológica. No alemão temos a expressão «Meine Großeltern väterlicherseits» («Meus avós por parte de pai»).
A expressão «por parte de pai» seria uma locução adjetiva? Ou uma locução prepositiva + substantivo?
Preciso de exemplos de eufemismo, por favor.
Divisão silábica de arrojado.
Escrevendo um texto com o novo acordo e havendo necessidade de se fazerem citações (escritas com pré-acordo), gostaria de saber se as citações devem respeitar o original, ou se se podem transformar para o novo acordo.
Haverá explicação para o facto de conceção se escrever com c, e consenso, com s antes do e?
Gostaria de saber se maravilhoso (na expressão «o meu clube maravilhoso...») é adjetivo relacional ou qualitativo.
Cada vez mais somos invadidos por estrangeirismos informáticos. Estou a orientar uns colegas que estão a escrever a tese de mestrado na área da Animação Digital. Um dos processos chama-se, em inglês, render. Em português do Brasil, utiliza-se renderizar, palavra que não consta no Priberam. Gostaria de saber o que será mais correto para utilizar na tese: Render, em itálico, ou o aportuguesamento da palavra, ficando assim renderizar.
Qual é o nome colectivo não contável que corresponde a mosquito?
Qual é o sujeito da oração «Quem fez a lição?»?
Em «D. João II» (segundo), segundo é um adjetivo numeral, ou qualificativo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações