Em que grau se encontra o adjetivo gigantesco?
Gostaria de saber mais sobre o uso pessoal de haver. Muito tenho lido que suas diferentes acepções como verbo pessoal tem caído em desuso. Acontece que possuo um apreço ímpar por este verbo, principalmente pela sua sonoridade. Minha dúvida é: quais são seus principais significados e, se possível for, construções para cada um deles?
Outra coisa, ainda que fuja ao comum, seria errado utilizar este verbo em meus textos, nas suas mais diferentes acepções? Concordo que na linguagem falada ele possa causar uma estranheza grande, mas acredito que, sendo a linguagem escrita um tanto ou quanto mais formal, hei uma liberdade um pouco maior para o fazer.
Na frase «ele ficou furioso», o verbo é copulativo.
Na frase «ele ficou em casa», o verbo continua copulativo?
Analisar sintacticamente e morfologicamente a frase: «Rui, o avisado, repentinamente, puxara a primeira das éguas lazarentas para junto do cofre.»
Na frase «Ela vendeu artigos de primeira e artigos de segunda», primeira e segunda pertencem a que classe e subclasse de palavras no NPP?
Mestre, cumprimentando-o pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo em prol do nosso idioma, que lembra a refrega do grande Heráclito Graça contra o sr. Cândido de Figueiredo, in illo tempore, indago-lhe, a fim de esclarecer o meu filho: está errado dizer-se suquinho?
Cidadão é substantivo.
Também pode ser adjectivo, como diz o Portal da Língua, a Infopédia, etc.?
Desde quando, tal novidade?
Não será cópia/influência do castelhano (ciudadano/a, com efeito, com os dois valores)?
Gostaria de saber qual a diferença entre expressões populares e expressões idiomáticas, se possível com exemplos.
Na linha dois do primeiro parágrafo do romance A Viagem do Elefante, de José Saramago, encontramos a expressão «... a quem não ande ao tento da importância das alcovas...». Qual o significado desta expressão?
Caros professores, tenho me servido do vosso sítio para estudar nossa amada lingua portuguesa. Acho o vosso trabalho dos mais completos e agradeço antecipadamente a resposta à minhas dúvida.
Estão corretas as escritas abaixo?
«E-mail», «e-mail», «email».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações