Gostaria de recolher informação sobre as possíveis etimologias da expressão «ele há coisas».
Há alguma explicação sintáctica tradicional, ou várias? Ou trata-se antes de uma importação fonética de outra língua?
Gostaria que me esclarecessem acerca de uma dúvida relacionada com a regências do verbo insistir.
Exemplo:
1 – «Alguns insistiam que eu começasse a abrir os presentes.»
2 – «Alguns insistiam para que eu começasse a abrir os presentes.»
Qual dos exemplos é o correcto?
Consultei o Dicionário dos Verbos Portugueses, da Porto Editora, mas só refere o seguinte: «insistir – insistir em: inserir-se num contexto moral.»
Minha neném nasce essa semana, passei a gestação inteira decidida a colocar Eloísa com E. Na reta final, as pessoas falam que é errado, me tire essa dúvida por favor. Eloísa com E está errado?
Referindo duas equipas de futebol, qual a maneira correcta: «os onzes são constituídos...», ou «os onze são constituídos»? Existe onzes?
Na frase «Hoje, a hipocondria tornou-se a doença mais frequente nos países desenvolvidos, já que falamos de uma doença ligada ao stress (...)», como devemos classificar a oração começada por «já que»?
Coordenada conclusiva? Ou subordinada? E, neste caso, causal, ou consecutiva?
Desde já agradeço a vossa disponibilidade. Gostaria de saber o grau em que se encontra a palavra hipersensível. Podemos considerá-lo um superlativo absoluto sintético?
Na frase: «Esse objecto é um pássaro de papel», atendendo à antiga gramática, é possível classificar «um pássaro» como predicativo do sujeito, e «de papel» como um complemento circunstancial de matéria?
Ao pesquisar uma dúvida relativamente a uma palavra, encontrei o vosso site, pelo que solicito a vossa opinião.
A palavra bisbilhotice aparece no dicionário com um c, mas não encontrei nada que diga que escrita com dois ss (bisbilhotisse) esteja errada, além de que, como representa uma acção, pode ter esses dois ss.
Gostava de obter o vosso comentário e apreciação.
Em português, devemos usar arromeno, ou aromeno, ou arumânico, ou arrumânico, ou arrumano, ou outro termo, ao fazermos referência a um idioma novilatino, com estreito parentesco com o romeno, atualmente com mais de trezentos mil falantes, dipersos pela Romênia e por países balcânicos, tais como Grécia, Sérvia, Albânia etc.?
Parece ser também um etnônimo ou gentílico, neste último caso, então, deve funcionar como substantivo e adjetivo, suponho.
Por favor, o veredito infalível, o do Ciberdúvidas, é óbvio.
Qual é a expressão correcta: «Centro de Visitas», ou «Centro de Visitantes»? Ou estão certas as duas?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações