Desconcertado e desconsertado
Qual a diferença entre desconsertado e desconcertado?
A estrutura de um memorando de reunião
Gostaria de obter informações da estrutura de um memorando de reunião.
Verbos começados por x
Estou a preparar um exercício onde peço que os alunos completem um acróstico de verbos, iniciados por cada uma das 23 letras do alfabeto. Estou com dificuldades em encontrar um verbo começado por x... As alternativas são palavras brasileiras. Podem ajudar-me?
Obrigada.
Coesão referencial de uma frase
Eu e meu amigo acabamos discutindo sobre a frase abaixo fazer sentido ou não.
«Foram encontrados vários esqueletos em sua descoberta, a maioria femininos, o que levantou a teoria de que Machu Picchu fosse uma cidade de escolhidas pelo Inca.»
A ideia que estamos tentando passar é de que Machu Picchu fosse uma cidade de mulheres escolhidas, mesmo sem citar «mulheres» na frase, pois creio que o sentido fique implícito do jeito que está.
O motivo de «pelo Inca» estar no singular se dá ao fato de que não nos referimos aos Incas como povo, mas a uma pessoa ou entidade, cujo nome é Inca.
Mesmo a frase estando estranha, existe erro de português nela ?
Desde já agradeço.
O uso de assentamento
Como usar corretamente assentamento? Agradecia exemplos.
Sedutório
Mais de uma vez, nos mais variados contextos, vi surgir a palavra sedutório enquanto sinónimo da palavra sedutor. É tal correcto, ou um abuso linguístico?
Sobre o uso e a origem da interjeição uai!
A interjeição uai, que exprime espanto, surpresa, impaciência, susto, terror, é muito usada em Minas Gerais, Brasil, pelos mineiros, seus naturais ou habitantes, constituindo-se num verdadeiro símbolo deles e de seu Estado, embora também se faça ouvir em outros Estados brasileiros como, por exemplo, em Mato Grosso do Sul, onde nasci e moro. Eu mesmo sempre a utilizei, pouco me importando se ela é considerada por muitos também como símbolo caipira ou como linguajar caipira.
Li alhures que em Portugal a palavra em apreço é usual em Setúbal. É verdade? Se a resposta for afirmativa, poderiam dizer-me se a mesma tem uso apenas na cidade de Setúbal ou também em todo o distrito de Setúbal? E em outras partes de Portugal ela seria utilizada?
O dicionário em linha da Porto Editora consigna uai, acusando a sua utilização na Guiné-Bissau, entretanto, nada dizendo se nos demais países africanos de expressão portuguesa ela ocorre, pelo que peço os esclarecimentos do Ciberdúvidas quanto a este ponto específico. Registre-se ainda que o referido elucidário eletrônico parece ignorar o uso da mesma no Brasil, já que a ele não faz menção.
Peço ainda informações sobre a etimologia da interjeição em apreço e bem assim se teria vindo de Portugal para o Brasil durante a colonização.
Por favor, os esclarecimentos do nosso Ciberdúvidas, sempre eruditos, corretos e estéticos, portanto de alta qualidade.
Muito obrigado.
Concordância numa oração relativa
É correto dizer: «As árvores fornecem o ar que respiramos, a sombra que nos (abrigamos) ou (abriga) e o verde...»?
«Antes de entrarmos (eu + ela) no automóvel»
«Já lá fora, antes de entrar no automóvel, ainda voltámos a fitar aquela magnífica construção executada pelos monges cestercienses.»
Nesta frase, devo escrever «entrar», ou «entrarmos»? (Quem ia entrar no automóvel era eu e a minha mulher.)
A translineação e a divisão silábica de magnífico
Como é feita a translineação e a divisão silábica de magnífico? Para a primeira é «mag-ní-fi-co», e para a segunda, «ma-gni-fi-co»?
