DÚVIDAS

Coesão referencial de uma frase
Eu e meu amigo acabamos discutindo sobre a frase abaixo fazer sentido ou não. «Foram encontrados vários esqueletos em sua descoberta, a maioria femininos, o que levantou a teoria de que Machu Picchu fosse uma cidade de escolhidas pelo Inca.» A ideia que estamos tentando passar é de que Machu Picchu fosse uma cidade de mulheres escolhidas, mesmo sem citar «mulheres» na frase, pois creio que o sentido fique implícito do jeito que está. O motivo de «pelo Inca» estar no singular se dá ao fato de que não nos referimos aos Incas como povo, mas a uma pessoa ou entidade, cujo nome é Inca. Mesmo a frase estando estranha, existe erro de português nela ? Desde já agradeço.
Sobre o uso e a origem da interjeição uai!
A interjeição uai, que exprime espanto, surpresa, impaciência, susto, terror, é muito usada em Minas Gerais, Brasil, pelos mineiros, seus naturais ou habitantes, constituindo-se num verdadeiro símbolo deles e de seu Estado, embora também se faça ouvir em outros Estados brasileiros como, por exemplo, em Mato Grosso do Sul, onde nasci e moro. Eu mesmo sempre a utilizei, pouco me importando se ela é considerada por muitos também como símbolo caipira ou como linguajar caipira. Li alhures que em Portugal a palavra em apreço é usual em Setúbal. É verdade? Se a resposta for afirmativa, poderiam dizer-me se a mesma tem uso apenas na cidade de Setúbal ou também em todo o distrito de Setúbal? E em outras partes de Portugal ela seria utilizada? O dicionário em linha da Porto Editora consigna uai, acusando a sua utilização na Guiné-Bissau, entretanto, nada dizendo se nos demais países africanos de expressão portuguesa ela ocorre, pelo que peço os esclarecimentos do Ciberdúvidas quanto a este ponto específico. Registre-se ainda que o referido elucidário eletrônico parece ignorar o uso da mesma no Brasil, já que a ele não faz menção. Peço ainda informações sobre a etimologia da interjeição em apreço e bem assim se teria vindo de Portugal para o Brasil durante a colonização. Por favor, os esclarecimentos do nosso Ciberdúvidas, sempre eruditos, corretos e estéticos, portanto de alta qualidade. Muito obrigado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa