Queria corrigir algumas palavras com s ou ss. Exemplos: bussola, discursso, aveso, carrossel, descansso, depresa, salsicha, passarela, pulsseira, condessa, assunto, intensidade, progresso, suspenso, pessego, apressado, assumir, passeio.
Qual o diminutivo de declaração?
A palavra vilória está no diminutivo, ou no aumentativo? E, já agora, provém da palavra vila?
Podemos considerar fruto como fazendo parte da área vocabular de flor?
Aproveito para expor o seguinte diálogo retirado de uma reportagem da SIC a propósito do consumo de sopa em Portugal. A minha dúvida incide sobre a palavra tipo, que aqui não entendo o seu significado:
Jornalista (dirigindo-se a uma senhora): Come sopa?
Entrevistada: Como.
Jornalista: Tipo, todos os dias, ou uma vez por mês...?
Entrevistada: Não, uma vez por semana.
Muito obrigado pela preciosa ajuda no esclarecimento de tantas dúvidas.
Gostaria de saber se existe a palavra enterramento e se ela é o mesmo que enterro e qual dos dois títulos é o mais correcto: «Enterramento: Lotes», ou «Enterro: Lotes»?
Também gostaria de saber se o título «Sepultamento: Jazigos» está correcto.
Como designar alguém que torce pelo Petro de Luanda?
Qual o nome coletivo para criança?
De acordo com uma pergunta do manual adotado na escola, e, após pesquisa em gramáticas, prontuários e neste grupo de discussão, não tendo encontrado resposta aceitável, solicito esclarecimento.
Qual é o nome da fêmea do jacaré (jacaré fêmea, ou jacaroa)?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações