Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Luis Henrique Costa Souza Técnico de informática Campo Grande, Brasil 7K

Gostaria de saber se a palavra desprovisionamento existe na língua portuguesa.

Alexandre Carneiro Q. mobilidade Vila Nova de Famalicão, Portugal 13K

Como se escreve o superlativo de delicioso? Deliciosíssimo? Delicíssimo?

Nuno Santos Professor Vila Nova de Famalicão, Portugal 15K

Gostaria de saber se, na frase «A Fada Rainha, com um manto de luz preso por uma estrela, sentou-se no seu trono de cristal», a palavra preso é um verbo (particípio passado de prender).

José Sobral Vendedor Sobral, Portugal 15K

Deve-se pronunciar: "mestrado", ou "mèstrado"?

Ana Gomes Jornalista Viseu, Portugal 5K

Gostaria que me confirmassem se se escreve bttistas ou betetistas, para praticantes de BTT.

Sandra Garcia Custódio Revisora de português São Paulo, Brasil 14K

O que quer dizer a expressão «roda livre»?

Carla Silva Estudante Viseu, Portugal 30K

Gostaria de saber se se escreve nebulado, nublado ou se ambas as formas estão corretas.

António Alfaia Estudante Lisboa, Portugal 7K

Tenho uma dúvida acerca da correcção do exame nacional de português do 12.º ano. Enderecei a dúvida ao GAVE, que me disse que "da questão colocada não decorre necessidade de esclarecimento", algo que é em si mesmo ridículo. Para mais, a dúvida parece-me legítima. Confiante de que a equipa do Ciberdúvidas, que muito prezo, me poderá esclarecer sobre a questão, decidi enviar-vos este e-mail.

A dúvida é a que se segue.

Como é que a resposta correcta à pergunta 1.1 das perguntas de escolha múltipla da versão 2 pode não ser a A? Afinal, ainda que no texto seja feita referência a uma defesa da Peregrinação, essa coincide na repreensão de que o autor é alvo por relatar acontecimentos falsos. Não coincidirá noutra repreensão que outras leituras críticas façam da obra, mas por certo coincide na repreensão de que o autor é alvo por relatar acontecimentos falsos, já que é escrita em defesa do autor, motivada por se afirmar em leituras críticas que Fernão Mendes Pinto relata acontecimentos falsos. Coincide, assim, nessa repreensão, que, sublinhe-se, não é uma repreensão qualquer: é a repreensão de que o autor é alvo por relatar acontecimentos falsos. Não a subscreve? Não.
Mas aborda-a. Incide nela. "Co-incidem" – as leituras da obra – nessa repreensão.

Manuela Ventura Encarregada de educação Lisboa, Portugal 9K

Na qualidade de encarregada de educação, venho colocar uma dúvida, embora acabe de ter conhecimento que o Ciberdúvidas se encontra interrompido; no excerto que se segue, como se classifica a oração sublinhada («Porque logo a filha revelou espíritos por de mais alevantados...»)?

«Os próprios pais de Amância o acharam; mas sem se atreverem a tentar qualquer pressão sobre o espírito da filha. Porque logo a filha revelou espíritos por de mais alevantados na filha de um modesto amanuense, declarando não corresponder Domingos ao seu "ideal".»

José Régio, «Os Namorados de Amância», in Contos (excerto)
Nuno Rocha Compositor Lisboa, Portugal 6K

Qual o nome que se dá à junção (na oralidade) de duas ou mais letras iguais, de palavras diferentes, quando colocadas umas a seguir às outras?

Por exemplo, na letra de uma música (a exemplo do que se passa em poesia), em casos como «repara agora» ou «esteja a conduzir»?, em que existe a mesma vogal no final de uma palavra e no início de outra(s)?