Em língua portuguesa há algum equivalente às questions tags em inglês? Em inglês recorre-se ao esquema afirmativa/negativa ou negativa/afirmativa (Ex.: «Gostas de morangos, não gostas?»/«Não gostas de morangos, (ou) gostas?»). Na região em que leciono, muitos insistem ser correto dizer «Gostas de morangos, pois gostas?», colocando ambas as partes da frase na afirmativa... É correto? Se não é correto e se se usa a mesma estrutura que em inglês, então como posso explicar aos alunos e em que suporte posso fundamentar a minha explicação?
Agradeço desde já a atenção.
Qual é correcto? Dizer «Quem concorda com que Deus seja bom?», ou «Quem concorda que Deus seja bom?»?
Grato.
Há sujeito na frase «Senhor, livrai-nos de todo mal»? Como identificar o sujeito em frases com vocativo?
Agradecido.
Agradecia que me explicasse o que significa «Seu» antes do nome («Seu Jorge», por exemplo), no Brasil.
Muito obrigado e longa vida ao Ciberduvidas.
Como dividir em sílabas os nomes iogurte e iguana?
A frase «Como observa-se na figura x» está correcta?
Ou devia ser «Como se observa na figura x»?
Na frase «O João comprou umas sapatilhas novas ao filho em Chaves», gostaria de saber as funções sintáticas da frase e os grupos em que se divide, bem como as classes de palavras.
Quando se diz que a Angola é dos Angolanos, alguém tem a intenção de afirmar que o nosso país é só dos homens? Seria necessário dizer que a Angola é dos Angolanos e das Angolanas?
Libertar é um verbo com dois particípios passados: um regular – libertado – e outro irregular – liberto.
O particípio regular é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: «A polícia tinha (havia) libertado o ladrão.»
O particípio irregular é usado com os verbos auxiliares ser ou estar, por exemplo: «O ladrão foi liberto pela polícia.»
Vejam agora como o jornal semanal de informação Folha 8 redigiu a sua manchete (do dia 25/08/2012, pág.9) e digam se desta vez acertou:
«Após cerca de meia hora de cárcere "foi libertado", por intervenção do secretariado principal da UNITA.»
Que acham, senhores consultores?
Vai bem o jornalismo angolano? Respondam-me, por favor!
Preparo um e-mail de agradecimento. Na parte final do texto, indico os departamentos. Gostaria de saber se devo ordenar os mesmos por ordem alfabética ou hierarquia. O que é mais correto? Abaixo, um exemplo, ordenado por ordem alfabética:
«À Agenda, à Coordenação, à Edição, aos Editores Executivos, à Produção, à Realização e à Subdireção, agradeço (...).»
Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações