Gostaria de saber a forma correta de pronunciar as formais verbais do presente do indicativo do verbo ganhar.
Não sei se a vogal a se deve pronunciar aberta ou fechada. Qual é a forma correta?
Muito obrigada.
Num jornal diário apareceu a seguinte frase: «Mineiros sul-africanos prometem greve generalizada.»
Sempre tive ideia de que a palavra promessa está associada a coisas boas e ao contrário deveria ser ameaça. É muito comum aqui que as pessoas digam, por exemplo. «O João prometeu porrada a Alberto.» Isto faz-me muita confusão e gostava de saber qual o termo apropriado.
Gostaria de saber se posso aceitar que a palavra alunar é formada por prefixação, considerando que se acrescentou o prefixo a ao adjetivo lunar, ou se devo considerar que é derivada por parassíntese por se ter juntado aquele prefixo e o sufixo ar (verbal) ao radical latino lun-.
Tenho visto muitos textos portugueses, em especial a Wikipédia lusófona, e me deparado com as palavras registo, registado, registadas.
Quero saber a que se deve essa diferença, visto que no Brasil dizemos (e escrevemos) registro.
Na frase «O pastor prendeu o chocalho ao pescoço da cabra», qual é a função sintática desempenhada pelo complemento «ao pescoço da cabra»?
A interjeição oxalá deriva de uma palavra árabe, wa sha alá', significando «queira Deus» [...]. Portanto, não se aconselha o uso da seguinte expressão: «Oxalá Deus queira», porque a expressão sublinhada já transporta consigo a partícula que e Deus.
Mas o bispo de minha igreja disse: «Oxalá Deus queira.»
Admite-se?
Que acham?
No Brasil, nós usamos rarissimamente a palavra anedota. Ela já foi aqui muito usada, mas parece ter sido substituída pela palavra piada.
Seria então, no Brasil, a palavra anedota um arcaísmo ou um lusismo, enquanto em Portugal piada é um brasileirismo?
Qual a pronúncia correta: "Roraima", "Rorãima" ou "Roraíma"?
Muito grato pela atenção.
Gostaria de saber o significado da palavra (tendura) que li no livro O Último Selo, de José Rodrigues dos santos. Obrigado.
Gostaria de saber se existe uma regra diferente para a divisão silábica das palavras perspicácia, nostalgia e abstinência.
Tendo em vista que, em perspicácia, a última sílaba formada é cia e não se separa, certo?
Já em nostalgia e abstinência o ia deve ser separado.
Corrija-me se eu estiver errada.
Obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações