O vocábulo subscrição designa o ato ou efeito de subscrever(-se), ou seja, de corroborar ou de aprovar, mormente por escrito, uma opinião, uma decisão, um compromisso, um julgamento. O Novo Aurélio Século XXI define subscrição como «compromisso de contribuição com certa quantia para uma empresa, obra meritória, homenagem, etc.» Implica, pois, a obrigação de contribuir para um determinado fim. A mesma fonte apresenta assinatura como sinónimo de subscrição. A assinatura, no sentido que o consulente refere, consiste no estabelecimento de um acordo, novamente mediante o pagamento de uma dada quantia, que possibilita o direito de receber, durante um período previamente estipulado, uma publicação periódica ou volumes de uma obra, de assistir a um determinado número de espetáculos distintos, mas também de usufruir de um serviço de televisão/Internet/telefone e ainda de viajar em transportes públicos, tais como o comboio ou o elétrico. Assim, e tratando-se neste caso da adesão a um serviço de televisão, o termo a aplicar seria assinatura.
No entanto, navegando pelos sítios na rede onde as principais operadoras de televisão, Internet e/ou telefone divulgam a sua vasta panóplia de serviços, constatamos o uso recorrente do vocábulo subscrição («cancelar a subscrição/data da subscrição») a par de assinatura. Tal facto poderá derivar de uma analogia com a forma inglesa subscription, igualmente de origem latina.