Como se escreve o "adjectivo verbal" da palavra recheio? Será "recheado", ou "recheiado"?
Fui assaltado por uma dúvida ao olhar para um cartaz de divulgação de um ciclo de conferências. As mesmas destinavam-se a estudantes de um mestrado, e o título do ciclo era «Conferências Pós-Graduadas do Curso x». É esta forma correcta?
Muito obrigado.
«O Presidente da República recebeu, em audiência, o embaixador Manuel Gonçalves de Jesus, para entrega de cartas credenciais como representante diplomático de Portugal em Díli, Timor-Leste.»
Sei que se pode usar o termo credenciais para nos referirmos à carta apresentada por um embaixador ao chefe de Estado do país onde executará funções. No entanto, vejo frequentemente a utilização da expressão «cartas credenciais». Dado que se trata de um só documento, não faria mais sentido dizer-se só «carta credencial»?
Obrigado.
Tenho uma dúvida que não consigo esclarecer em nenhuma das gramáticas que tenho.
É a seguinte: na frase «As temperaturas outonais agradam pouco aos mais friorentos», o advérbio pouco desempenha a função de modificador do grupo preposicional «aos mais friorentos», ou a de modificador do verbo «agradam»?
Caso não desempenhe a função de modificador do grupo preposicional, gostaria que fizessem o favor de me dar exemplos de advérbios que desempenhem essa função.
Muito agradeço a ajuda que me possam dar.
Surgiu-me uma dúvida sobre como escrever o múltiplo mil vezes superior ao Newton.
Devemos escrever quilonewton, tudo junto e em minúsculas, à semelhança de quilograma? Ou será melhor quilo-newton, à semelhança do que propõe o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa? Ou ainda quilo-Newton, mantendo a maiúscula relativa à pessoa de Newton?
Agradeço o esclarecimento e dou-vos os parabéns pelo vosso fantástico trabalho em prol da língua de todos nós.
Qual o significado destas palavras antigas?
Assento; assentistas.
Na frase «Saíram todos menos ela», a palavra menos pode ser considerada um advérbio de exclusão?
Obrigada.
Seguindo o [Acordo Ortográfico de 1991], o correto seria "pronta-entrega", ou "pronta entrega"? Não encontrei referências tão confiáveis quanto o Ciberdúvidas.
Grato.
Tenho aqui uma frase: «E Lisboa é de longe menos poluída do que a maior parte das capitais europeias.»
Não percebi bem o significado de «de longe» aqui.
Quer dizer «muito menos poluída do que outras»?
E mais uma frase: «Esta viagem ficou, de longe, mais barata.»
Que significa?
Muito obrigada!
Parabéns pelo site! É uma iniciativa muito útil e esclarecedora!
Gostaria de saber a regência correta de atenção, no caso da expressão «prestar atenção». Presta-se atenção «a algo» ou «em algo»? Exemplos:
a) «(...) se vocês prestarem atenção no/ao que eu digo, se fizerem o que é certo e se guardarem os meus mandamentos, eu não os castigarei com nenhuma das doenças que mandei contra os egípcios»;
b) «Povo de Israel, preste atenção nas leis e nos mandamentos/às leis e aos mandamentos que estou dando a vocês hoje»;
c) «Venham cá e prestem atenção naquilo/àquilo que o Senhor, nosso Deus, vai dizer.»
Muito obrigada!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações